Coritiba x Sport, 1×0. O que vinha sendo um dos jogos mais fracos do Campeonato Brasileiro se transformou na vitória que tirou o Coxa da zona de rebaixamento. E fez a estreia de Jorginho no comando ser positiva. A vitória com gol de pênalti de Sabino no jogo deste domingo (30), no Couto Pereira, foi fundamental, mas deu uma amostra ao técnico do trabalho que terá pela frente.

continua após a publicidade

+ Adeus, Levi Mulford. Leva com o senhor o nosso muito obrigado

A carência técnica em algumas posições e a má fase de alguns jogadores atrapalha o Coritiba, que vai precisar se fortalecer com contratações. Só que com duas vitórias seguidas, o novo treinador alviverde terá bastante tranquilidade para fazer o time melhorar.

Novidade

No Coritiba, havia uma mudança na escalação que havia vencido o Bragantino no domingo passado (23). Jorginho estrearia com Luiz Henrique no meio-campo. O jogador tem um perfil de articulador, mas sempre teve oportunidades ‘na fria’ – ou colocado como solução imediata ou entrando no decorrer para resolver. Começar Coritiba x Sport como titular era a melhor oportunidade que o jovem recebera desde que subiu para o profissional.

continua após a publicidade

+ 40 dias depois, futebol perde qualidade e fica mais imprevisível

Havia a expectativa de uma postura mais sólida. Claro que haveria menos mudanças do que o que o torcedor poderia esperar, por conta da falta de tempo. Não há outra analogia do que a que está se trocando o pneu com o carro andando. Além disso, era um jogo em que o Coxa teria que propor o jogo, pois o Sport jogaria agrupado e tentando aproveitar os erros dos donos da casa.

Jonatan Gómez derruba Matheus Sales – era a marcação do Sport desde a saída de bola do Coritiba. Foto: Albari Rosa/Foto Digital

Coritiba x Sport: o jogo

continua após a publicidade

Também de técnico novo, Jair Ventura, o time pernambucano começou mais arrumado. Se fechava em duas linhas de marcação e tinha atenção especial em Matheus Galdezani e nos extremas alviverdes, Robson e Neílton. Era preciso trocar de posições, ter mais movimentação, tanto que a primeira chegada organizada do Coritiba foi quando Luiz Henrique apareceu na direita e cruzou para Robson.

+ Jorginho, Pelaipe, eleições: o Coxa em ebulição

Á área central estava toda congestionada, parecia a rua Itupava à noite nesses tempos de pandemia – gente por todos os lados, todo mundo aglomerado e ninguém usando máscara. Os dois zagueiros do Coxa trocavam passes e reclamavam pela falta de opções. O Sport achara uma forma de prender o Coritiba, e assim o jogo teve meia hora arrastada. Chute a gol alviverde, só aos 30 minutos, com Sassá mandando para fora.

+ Curta a edição de aniversário do podcast De Letra!

Os melhores momentos alviverdes seguiam sendo pela esquerda, com a participação de William Matheus. Pouco demais para quem precisava vencer. No intervalo, Jorginho decidiu mexer, colocando Matheus Bueno no lugar de Luiz Henrique – e o Coritiba adiantou o time, tentando pressionar o Sport. Logo depois do início do segundo tempo, o treinador alviverde se cansou dos erros de Patrick Vieira e colocou Jonathan.

A parte final

As primeiras alterações não fizeram o Coxa ser superior. O jogo era muito equilibrado, com alternâncias de domínio e períodos de pouca produção. Jorginho era obrigado a mexer na defesa, com a entrada de Rodolfo Filemon no lugar de Rhodolfo. Sobravam duas alterações, e com todo jeitão de serem as entradas de Giovanni e Giovanni Augusto. É muito nome parecido, né.

+ Confira todos os posts do blog AQUI!

E seria preciso agitar o time, porque Wilson e Sabino tiveram que fazer milagre para evitar o gol do Sport. O Coritiba seguia com muita posse e pouca produção – 59% de posse de bola e apenas um chute na direção do gol. Giovanni Augusto entrou, mas o xará dele não, pois Igor Jesus foi o escolhido. E quando nada mais acontecia, Robson lutou para chegar numa bola longa e o goleiro Maílson cometeu pênalti. Sabino, com seu estilo já conhecido, cobrou e garantiu a vitória alviverde. O jogo foi fraco, mas a vitória foi pra lá de importante.