Com a confirmação de mais um Atletiba decidindo o Campeonato Paranaense, a dupla da capital amplia o domínio sobre a competição. Juntos Athletico e Coritiba conquistaram bem mais da metade dos títulos – já somando 2020, são 64 vezes em que um dos dois levantou a taça em 106 edições do campeonato. Além disso, a ‘dobradinha’, que vai acontecer pela 23ª vez na história, será a oitava nos últimos onze anos.

+ Como foi a classificação do Athletico pra final

Todos os números dão o tom do tamanho do predomínio de Athletico e Coritiba. Vivemos fases históricas do Britânia, do Ferroviário, do Grêmio Maringá. Tivemos os títulos de Água Verde, Londrina e Paranavaí. Houve até a taça dividida entre Cascavel e Colorado. Mas apenas Furacão e Coxa têm presença constante em decisões em praticamente todas as décadas, e vão para a 19ª decisão (até agora, nove vitórias pra cada lado).

+ Como foi a classificação do Coritiba pra final

A partir de agora, números realmente impressionantes sobre a maior rivalidade do nosso futebol, que a partir deste domingo (2), às 16h, na Arena da Baixada, começam a decidir o Campeonato Paranaense. É Atletiba na cabeça!

81 – Ou um, ou outro

A presença da dupla Atletiba entre os ‘finalistas’, ou como campeão ou vice, é quase uma constante no Campeonato Paranaense. Será a 81ª vez que a história registrará um dos dois (nesse ano, ambos) como vencedor ou segundo colocado da competição. Quer dizer, somente em 25 anos Athletico e Coritiba ficaram do terceiro lugar para baixo. Contando que o Furacão é de 1924, esse predomínio fica ainda mais acentuado.

+ Fernando César participa do podcast De Letra. Ouça!

64 – Títulos da dupla Atletiba

O Coritiba entra na final do Paranaense com 38 títulos, enquanto o Athletico chega com 25. Com o deste anos, são 64 títulos ao todo. Só a dupla Atletiba bate os dois dígitos em conquistas do campeonato estadual. Quem ainda está em terceiro na lista histórica é o Ferroviário, com oito troféus. ‘Herdeiro’ em campo, mas não das taças, o Paraná é o quarto colocado com sete estaduais.

Atletiba
Wilson se antecipa a João Pedro na decisão de 2017. Foto: Albari Rosa/Arquivo

23 – As dobradinhas

Athletico e Coritiba juntos nas duas primeiras posições do Campeonato Paranaense. Isso acontecerá pela 23ª vez neste 2020. Como vocês sabem, nem sempre foram finais, mas é a ‘dobradinha’ mais comum na história da competição. Até agora, deu Coxa em doze oportunidades e Furacão em dez.

+ Confira todos os posts do blog AQUI!

8 – A hegemonia Atletiba

Nos últimos onze campeonatos paranaenses, somando já 2020, a dupla Atletiba esteve junta no alto da classificação em oito anos. Em dois torneios, um deles estava fora da final: 2015, Operário x Coritiba; e 2019, Toledo x Athletico. Portanto, em apenas uma temporada nem Furacão nem Coxa decidiram o título. A exceção é 2014, na decisão Londrina x Maringá.


A Tribuna precisa do seu apoio! 🤝

Neste cenário de pandemia por covid-19, nós intensificamos ainda mais a produção de conteúdo para garantir que você receba informações úteis e reportagens positivas, que tragam um pouco de luz em meio à crise.

Porém, o momento também trouxe queda de receitas para o nosso jornal, por isso contamos com sua ajuda para continuarmos este trabalho e construirmos juntos uma sociedade melhor. Bora ajudar?