Coxa vira modelo para o presidente paranista

Já são quatro temporadas seguidas longe da elite e dos grandes jogos. Um retrospecto preocupante para um clube que na década de 1990 primou por títulos e conquistas que arrebataram uma geração de torcedores.

Enquanto “marca passo” no segundo escalão, o Paraná Clube vê sua torcida sumir dos estádios.A ponto de despertar teses de que o Tricolor, e mbreve, perderá seu status de integrante do “Trio de Ferro” do futebol paranaense.

A ideia é prontamente rechaçada pela diretoria. “Isso não vai ocorrer”, assegura Paulo César Silva, um dos braços direitos do presidente Aramis Tissot na coordenação do departamento de futebol.

“Hoje, o Paraná paga o preço pelo descaso de anos, onde houve uma empolgação com títulos, mas ninguém se preocupou com o futuro”, lembra. “Sobre o futebol paranaense em si, acho que cada clube tem a sua vida. Começamos do zero, mas vamos sair dessa”, cravou o dirigente.

O dirigente acredita que o Paraná clube pode tirar exemplos de um velho rival: o Coritiba.

“Após o rebaixamento, eles estavam desacreditados. Pior: tinham pela frente a punição imposta pelo STJD. Perderam mando de dez jogos e hoje todos apontam o Coritiba como uma das sensações do futebol brasileiro”, recordou. “Temos que buscar uma virada parecida, com planejamento”.

Nas palavras de Paulo César Silva, é isso que a diretoria está fazendo, com um projeto financeiro, social e do futebol.

“O futebol é nosso maior produto. Tudo é reflexo do campo. Então, sanear o clube é muito importante, mas nunca esquecendo que é preciso montar bons times”, avalia.

Na prática, um caminho inverso àquele que esta mesma diretoria tomou no fim do ano passado, quando apostou tudo num time baratinho e que acabou cobrando um preço altíssimo: o rebaixamento no Paranaense. “Por isso, partimos para outro caminho. O clube amarrou parcerias e trouxe jogadores que foram destaques no Paulistão e no Paranaense. Acima de tudo, sinto que o astral é outro, que se trata de um grupo ambicioso”, comentou Paulão.

“É claro que dependemos do encaixe dessas peças. Mas, com esse time e a manutenção do projeto que está sendo preparado pelo grupo de marketing, o Paraná voltará forte. E, acima de tudo, com uma estrutura consolidada”, aposta.