Ney Franco reencontra o Coritiba no próximo domingo

Contra o São Paulo, domingo, às 16h, no Couto Pereira, o Coritiba irá reenconctra um herói recente. Pela primeira vez, o clube terá Ney Franco como adversário. O técnico atualmente comanda o tricolor paulista e foi o treinador alviverde na volta por cima do Coxa em 2010, nas conquistas do Paranaense – o primeiro do tri – e da Série B do Campeonato Brasileiro, recolocando o clube na elite do futebol nacional.

Porém, esse reencontro pode ser amargo. Isto porque, caso o São Paulo venha a vencer o Coxa, indiretamente Ney Franco ajudaria a colocar o Coritiba na zona de rebaixamento, após 18 rodadas. Para isto acontecer, além de o tricolor paulista ganhar, o Sport tem que ganhar do Corinthians no Pacaembu.

No primeiro turno, o treinador quase esteve frente a frente com o Coxa. Foi anunciado como técnico do São Paulo três dias antes do confronto entre os dois times, mas optou em apenas acompanhar o jogo dos camarotes, deixando para o auxiliar Milton Cruz a função de comandar a equipe na vitória sobre o Coxa por 3 x 1, às vésperas da decisão da Copa do Brasil.

Mas se o futuro ainda é uma incógnita, a lembrança, que naturalmente será gerada pelo reencontro, é de um passado glorioso. Quando assumiu como técnico do Coritiba, em agosto de 2009, Ney iniciou o processo de transformar o Couto Pereira na grande arma do time. Em 16 meses à frente do Alviverde, ele só perdeu duas vezes em casa. Na era Marcelo Oliveira, foram seis tropeços.

A queda para a Série B, também em 2009, foi apenas um “detalhe” negativo na trajetória. A manutenção no trabalho deu o início para a volta por cima e, consequentemente, às conquistas de títulos. Além de 2010, apenas em 1973 o Coxa levantou duas taças na mesma temporada.

O treinador, na época, só foi embora por conta do convite para trabalhar nas categorias de base da Seleção Brasileira, mas manteve um elo com o clube, e também com Curitiba. Foi ele quem indicou Marcelo Oliveira para assumir o cargo a partir de 2011. No início do ano passado, Ney Franco também recebeu o título de cidadão honorário da capital paranaense, por conta do trabalho que fez no Alviverde.

Além disso, foi ele quem deu a “primeira chance” para Marquinhos Santos como treinador profissional. Na última rodada do Campeonato Paranaense de 2010, quando o título já havia sido conquistado, Ney Franco, por problemas particulares, não comandou a equipe contra o Cascavel e o atual técnico coxa-branca, então treinador das categorias de base, teve sua primeira experiência frente ao time profissional e venceu por 2 x 0.

Quando se despediu, Ney Franco mostrou um carinho muito grande e admitiu que o dia em que pisasse novamente no Couto Pereira sentiria algo diferente. “Cumpri todos os meus objetivos no clube e posso dizer que quando eu voltar aqui, poderei voltar com a cabeça erguida. Quando eu pisar aqui o coração vai bater mais forte”, disse, após a última partida no comando alviverde.

Resta saber se domingo isso de fato isto acontecerá e se, também indiretamente, Ney não ajudará mais uma vez o Coritiba a se reerguer. O Coxa, que vem de duas derrotas na competição, se ganhar, pode abrir novamente 4 pontos da zona da degola e alcançar até o 13.º lugar.