Estadual e Copa do Brasil

Fraca atuação coloca em xeque trabalho no Coritiba

O Coritiba entra neste Campeonato Brasileiro com um objetivo bem claro: recuperar o prestígio e a confiança da torcida. De 2014 para 2015, o elenco coxa-branca foi bastante reformulado, perdendo nomes expressivos como Vanderlei, Robinho, e, principalmente, Alex. O novo Alviverde era uma equipe mais modesta, com uma folha salarial mais enxuta.

Mesmo assim, o time não teve dificuldades ao longo do Campeonato Paranaense e foi vencendo adversário atrás de adversário. Só que quando era para valer mesmo, o Coxa se perdeu. Já havia dado indícios em Londrina, contra o Tubarão. Mas as falhas e as carências no elenco ficaram evidentes nas finais do Estadual, após duas derrotas para o Operário, e foram reforçadas diante do Fortaleza, quando perdeu mais uma vez, pela Copa do Brasil.

A partida no Ceará, inclusive, escancarou um problema interno, que também terá que ser revertido ao longo do Brasileirão. Incomodado, o técnico Marquinhos Santos chegou a criticar jogadores e pediu urgência na contratação de reforços, que só devem vir com a competição já em andamento. “Até o momento foram feitas contratações, agora reforços temos colocado para a diretoria, eles têm se esforçado, mas precisamos de pelo menos duas ou três peças que cheguem como reforço”, afirmou o treinador.

Até aqui, quatro atletas chegaram: o zagueiro Leandro Silva, ex-J. Malucelli, o atacante Paulinho, que estava no Londrina, e os meias Thiago Galhardo, vindo do Madureira, e Ruy, destaque do Operário. Porém, ainda existe a expectativa pela contratação de mais jogadores, mas de mais impacto, que cheguem para serem titulares. Pelo menos, é o que esperam a torcida, e, principalmente, Marquinhos Santos, que terá que ajeitar mais uma vez um novo Coritiba em 2015, desta vez ao longo do principal campeonato nacional.

Enquanto isso, as esperanças caem sobre o atacante Rafhael Lucas, artilheiro do Coxa na temporada, com 15 gols. Prata da casa, o jogador foi um dos poucos poupados pelos torcedores após o vice-campeonato paranaense.