Economista critica aumento de mensalidades do Coritiba

Ao analisar o aumento das mensalidades de associados do Coritiba, o economista Luís Vamberto Santana prontamente respondeu: “O clube deveria reavaliar o reajuste nos planos de sócio o quanto antes possível”. Professor da Universidade Federal do Paraná, ele afirma que se a medida foi estratégica, ela é “muito perigosa” do ponto de vista econômico.

Para Santana, com o rebaixamento no Campeonato Brasileiro e a interdição do Couto Pereira, o Coritiba, como produto, perde parte do valor comercial agregado a ele.

“Você não pode colocar no mesmo patamar um espetáculo que têm adversários como Corinthians e Flamengo, que tem grande exposição midiática, com outro onde haverá presença de adversários desconhecidos como o ASA de Arapiraca-AL. Isso sem falar da possibilidade de torcedores se deslocarem até praças desportivas em outra cidade, que nem sempre existe”, compara.

Apesar da redução das cotas que o Coritiba vai receber em 2010, o economista indica que o clube não deveria mexer no bolso de um consumidor que já está insatisfeito.

“Uma alternativa seria criar um novo plano, convocando a adesão de novos torcedores. Esses já dispostos a pagar certa quantia para ajudar o clube em momento de crise”, conta.