Dupla atletiba segue limitada às fronteiras do estado

Com a derrota do Atlético na finalíssima da Copa do Brasil, o Coritiba segue com sua hegemonia no futebol paranaense. Mais um título nacional a favor do rival desestabilizaria a vantagem histórica do Coxa, mas como a disputa da dupla Atletiba segue limitada às fronteiras do Estado o Alviverde segue somando mais triunfos. Em sua galeria de taças, o clube possui 37 conquistas de Campeonato Paranaense – os últimos quatro deles em cima do principal adversário.

 

Se contabilizados todos os títulos, o Coritiba tem 44 triunfos importantes. Já a galeria de glórias do Atlético é ligeiramente mais modesta: 27 troféus, das quais 22 são conquistas estaduais. Entretanto, se levado em consideração apenas os títulos de expressão, a nível nacional e internacional, o Rubro-Negro faz frente ao coirmão. Enquanto o Coxa acumulou em sua história títulos como a Fita Azul de 1972; o Torneio do Povo, de 1973, e o brasileiro de 1985, além dos nacionais da Série B, em 2007 e 2010, o Atlético soma feitos semelhantes.

 

Entre os principais, constam o Brasileiro da Série B, em 1995, a Seletiva para a Libertadores de 1999, o Brasileiro de 2001 – mais recente conquista do futebol paranaense em âmbito nacional -, e também a recente Marbella Cup, no início do ano. Neste sentido, caso quebrasse a sina do Coxa – que igualmente não fez frente aos clubes do eixo Rio-São Paulo e é bi vice da Copa do Brasil -, o Furacão teria dado uma guinada na supremacia alviverde. Aliás, é a terceira vez que o Rubro-Negro desperdiça essa chance. Em 2004, foi vice do Brasileiro e em 2005 foi vice da Libertadores.

Mas em um detalhe, tanto Coritiba quanto Atlético se assemelham. Os grandes feitos da dupla estão cada vez mais pertencendo ao passado. Pior para o Alviverde, que no Campeonato Brasileiro vê o rival consolidado no G4, enquanto luta para escapar do rebaixamento.