Pediu pra sair!

Desintegrando! Pierpaolo sai do conselho do Coritiba

Em um dos anos mais conturbados politicamente da sua história, o Coritiba terá mais uma baixa importante a partir do ano que vem. Na próxima segunda-feira, o presidente do Conselho Deliberativo alviverde, Pierpaolo Petruzziello, vai deixar o cargo. A decisão foi comunicada na reunião realizada anteontem e a saída de Petruzziello enfraquece de vez o cenário político alviverde que, sob o comando do presidente Rogério Portugal Bacellar, viu sua diretoria eleita no final do ano passado se desintegrar durante a temporada.

Petruzziello, após a reunião do Conselho Deliberativo do Coritiba, que contou com a presença do presidente Rogério Portugal Bacellar, fez seu discurso de despedida e foi aplaudido por todos os presentes. Ele alegou, principalmente, além do desgaste durante o ano com a situação do clube dentro de campo e do posicionamento ativo do conselho junto à diretoria, mas também a dificuldade de conciliar sua função no clube com a sua vida pública, já que é vereador.

“Essa decisão eu já tinha tomado durante todo o ano. Houve uma pressão da minha família que não poderia sair no meio do caminho e jamais faria isso. Seria uma atitude indecente com o clube fazer isso. Esperei o clube se livrar do rebaixamento para fazer esse comunicado. Tenho 33 anos, amo minha vida pública e não dava para tocar minha função no clube junto com a minha vida pública”, explicou.

Ativo

Ele comandou um dos conselhos mais ativos da história do Coritiba. Na reta decisiva do Campeonato Brasileiro, a diretoria coxa-branca cedeu à pressão feita por ele e por alguns conselheiros e acabou demitindo o técnico Ney Franco. “Procurei sempre defender os interesses do clube, independente de qualquer coisa. Exigimos a saída do Ney Franco. Longe de criticar esse treinador, que é uma pessoa maravilhosa e nos ajudou muito. Mas no momento o discurso havia vencido. E o que me deixou mais preocupado é que pessoas de dentro do clube não viram isso”, emendou.

Bacellar já estava sabendo da saída de Petruzziello, que elogiou a conduta do mandatário.

“Não tem como não apoiar o Bacellar. É um cara do bem, que tem disposição de ajudar o Coxa. O equívoco dele foi ter feito escolhas de forma equivocada. Ele escolheu acreditar em pessoas que não entendem de Coritiba e de futebol”, afirmou, sem citar nomes.

Caso WhatsApp será o último ato

O “caso do WhatsApp”, que culminou com o afastamento de dois vice-presidentes e a demissão de alguns funcionários do Coritiba ainda será julgado por Pierpaolo Petruzziello, no seu último ato como presidente do Conselho Deliberativo do Coxa. “Vivemos muitos problemas internos. Segurei muita coisa. Virei canal de desafogo de conselheiros de todas as alas. Não pode um conselho tão importante como o nosso ter na sua pauta principal vazamento de conversas por telefone”, lamentou.

Vice

O segundo vice-presidente, Jorge Dural, deverá assumir a presidência do Conselho Deliberativo do Coritiba. Na reunião da próxima segunda-feira, os conselheiros vão decidir se haverá uma nova eleição e qual será a composição da mesa. “Vamos pedir aos conselheiros que não tenha outra eleição e que seja por aclamação. Que se encontre um nome jovem, idealista e que bata de frente com a diretoria, independente se é situação ou oposição, mas que defenda os interesses do clube”, arrematou Petruzziello.

Negociações seguem a todo vapor

Depois de anunciar a contratação do lateral-direito Ceará e as renovações dos contratos do volante Ícaro e do atacante Guilherme Parede, o Coritiba segue trabalhando nos bastidores para a montagem do seu elenco para a próxima temporada. Desde o término do Campeonato Brasileiro, há dez dias, o diretor de futebol, Valdir Barbosa, está negociando as renovações dos contratos do la,teral-esquerdo Juan e do atacante Kléber e, apesar de garantir que as tratativas estavam adiantadas, ainda não chegaram a um acordo. O clube também tenta renovar o contrato de duas jovens revelações das categorias de base e que surgiram bem no decorrer do Campeonato Brasileiro. O meia Thiago Lopes e o atacante Evandro estão com as suas renovações encaminhadas e a confirmação deve sair ainda nesta semana. Os dois deverão permanecer por mais três temporadas.

Reforços também seguem sendo especulados no Alto da Glória. Revelado pelo Coxa, o volante Willians Farias, sem espaço no Cruzeiro, poderia voltar, mas por causa dos valores e do interesse de outros clubes, a negociação não deverá evoluir. O nome do experiente volante Josué também surgiu nos bastidores do clube, mas a diretoria afirmou que não fez nenhuma proposta pelo jogador.

Ao mesmo tempo que tem jogadores chegando, outros estão saindo. O zagueiro Leandro Silva puxou a fila, que deve ter também o goleiro Bruno. Ele deverá ser emprestado ao XV de Piracicaba para a disputa do Paulista. Quem também não deve ficar é o meia Thiago Galhardo. Com contrato até 2018, o jogador não emplacou e o clube já admitiu negociá-lo na próxima temporada.

Paraná Online no Facebook