Decisão da Conmebol distancia Coxa da Libertadores

O sonho do Coritiba de disputar a Libertadores 2012 ficou mais distante desde ontem. Em 11.º lugar no Campeonato Brasileiro – 7 pontos atrás do Fluminense, o último clube do G5 -, um caminho alternativo para o Coxa seria torcer para que o Vasco ganhasse a Copa Sul-Americana. Assim, haveria a possibilidade de o Alviverde entrar no torneio continental como o representante brasileiro pela Copa do Brasil.

Só que a situação se inverteu ontem. Segundo a Folha de S. Paulo, a Conmebol decidiu que caso o vencedor da Sul-Americana seja um time que já esteja garantido na Libertadores, esta vaga automaticamente passará para o vice-campeão ou o melhor colocado no torneio que não estiver no principal torneio das Américas no ano que vem.

Uma decisão que pegou a direção do Coritiba de surpresa. “Não estávamos sabendo. Fizemos uma consulta legal com a CBF na semana passada e o Virgílio Elísio (diretor-técnico da CBF) nos garantiu algo, mas não tínhamos uma resposta ainda. Para mim é surpresa. Mudaram o critério, porque ano passado era diferente”, disse Ernesto Pedroso, membro do G9 do Coritiba.

Na semana passada, o vice-presidente coxa-branca Vilson Ribeiro de Andrade reuniu-se com Virgílio Elísio, que afirmou que iria brigar para que o Coxa ficasse com esta vaga. Faltaria apenas a assinatura do presidente da CBF, Ricardo Teixeira, para que a situação fosse formalizada. Entretanto, como o dirigente foi hospitalizado, a definição acabou adiada.

A alegação dada pela Conmebol é que um país não pode ter mais do que seis representantes na Libertadores. No caso, o Brasil já tem as suas cinco vagas de direito (quatro pelo Campeonato Brasileiro e uma da Copa do Brasil), além do Santos, que é o atual campeão da América.

Mesmo assim, Pedroso disse que o Coxa vai pedir o apoio da CBF. “Vamos fazer [o pedido], é evidente. É do nosso interesse, mas não vamos criar polêmica com a Conmebol. Só que vamos perguntar o porquê desta mudança. É um direito nosso discutir e a CBF tem que entrar nesta briga pelos filiados dela”, afirmou o dirigente.

Com a decisão da Conmebol, equipes como São Paulo, Botafogo e Flamengo, que ainda brigam para ir à Libertadores pelo Brasileirão, podem ser beneficiadas. Isto porque, se dois deles chegarem na semifinal da Sul-americana, assim como Vasco e Veléz Sarsfield, da Argentina, que também estão garantidos na Libertadores 2012 – o que é possível devido aos cruzamentos – o quinto colocado do torneio sul-americano pode ver a vaga cair no colo, ou seja, não necessariamente o vice-campeão ficará com a vaga, mas sim o melhor colocado que não esteja confirmado na competição, seja ele segundo, terceiro, quarto ou quinto.