Coxa precisa vencer para não ter noite indigesta hoje

Sem não quiser correr o risco de ingressar na zona de rebaixamento, o Coritiba terá que fazer a lição de casa hoje, às 19h30, contra o Santos. Sem vencer há sete jogos, e com três derrotas consecutivas, um novo revés pode colocar o time – atual 15.º colocado, com 31 pontos – entre os quatro piores do Campeonato Brasileiro. A esperança do Alviverde para evitar o pior, e em pleno Couto Pereira, é que o meio-campo Alex, recuperado de lesão, reassuma a condição de titular e esteja inspirado.

Não existe outro caminho para o Coritiba chutar a crise. Caso perca para o Santos, o São Paulo arranque um empate do Cruzeiro e o Vasco vença o Fluminense, o Coxa estará na zona de rebaixamento. Para compensar a ameaça da área de degola, importantes jogadores que estavam entregues ao departamento médico retornam ao time. Um deles é o zagueiro Leandro Almeida, que fará a dupla com Luccas Claro. Também recuperados de lesão, Willian e Júnior Urso poderão compor o sistema de contenção. O mais provável, no entanto, é que Uélliton e Gil sejam mantidos no time.

Zaga frágil

Além de ter a pior campanha do returno, o Coxa tem também a defesa mais vazada desta fase. O time já sofreu 15 gols, enquanto o ataque, que marcou apenas 6 gols, é o 3.º pior do returno. Leandro Almeida, que retorna ao time depois de mais de um mês, terá a missão de atuar como ponto de equilíbrio da zaga. Desde que deixou a equipe titular, por conta de uma lesão ligamentar no tornozelo direito, a defesa levou 18 gols em 9 rodadas – média de 2 por partida. “Aprimorei a parte física nestes últimos dias e espero agora ajudar o Coritiba a reencontrar o caminho das vitórias’, afirmou Leandro Almeida.

Para o jogo de hoje, os atacantes Bill e Vítor Júnior sequer foram relacionados para o jogo. A informação oficial é que os jogadores foram poupados e devem realizar um trabalho específico de fortalecimento muscular. Entretanto, especula-se que o extracampo pesou no afastamento. Envolvidos em polêmica, Vítor Júnior recentemente recebeu uma ação administrativa do Coritiba por conta de um episódio protagonizado após a derrota para o lanterna Náutico (3 x 0) – o jogador teria aproveitado a agradável noite de Recife e se apresentou com atraso à concentração do time. Bill, por sua vez, já foi visto em algumas oportunidades frequentando a cena noturna curitibana.