Tá difícil!

Coritiba vive uma verdadeira crise em sua defesa

Sávio tem sido o titular da lateral direita. Foto: Albari Rosa.

Desde o começo da temporada 2019, a defesa do Coritiba teve diversas formações e nesta parada forçada por conta da Copa América, o técnico Umberto Louzer terá a missão de, finalmente, achar a composição ideal para o setor. Em cinco vagas no time, entre gol, laterais e zaga, foram 12 atletas que passaram pelas posições.

Entre aqueles que fizeram parte do rodízio, o gol foi o que menos teve trocas. Dono absoluto da meta, Wilson apenas deixou seu posto quando precisou operar a mão e, com isso, deu espaço para Alex Muralha. O novato ficou debaixo do travessão durante o segundo turno do Campeonato Paranaense. E mesmo que o substituto tenha mandado bem, assim que o ídolo se recuperou, voltou ao seu lugar fixo e, agora, soma 17 jogos no ano e dois gols marcados.

+ Leia mais: Coritiba não vai buscar reforços pra Série B, garante Pastana

Na lateral-direita, desempenharam a função Diogo Matheus, Felipe Mattioni e Sávio. Mattioni foi contratado para ser o grande nome para a vaga, mas depois de lesão, deu espaço a Sávio, que também se machucou. Por isso, o clube teve que contratar Diogo Matheus como substituto imediato. Porém, também lesionado, abriu espaço para a volta de Sávio, que vem sendo acionado.

Na zaga, apenas um jogador tinha seu lugar garantido. Alan Costa era titular absoluto, enquanto seu companheiro vinha de escolhas pontuais. Romércio, Sabino e Walisson Maia entraram em campo neste ano. Somando 23 partidas com a camisa do Coxa em 2019 e três gols marcados no Campeonato Paranaense, o jogador foi afastado do clube. A polêmica envolvendo o zagueiro se deu após ele se recusar a seguir viagem com a delegação para Campinas, para o jogo diante do Guarani, pela oitava rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O clube não viu com bons olhos o pedido de desconvocação do jogador e o colocou à disposição no mercado.

O lateral-direito Felipe Mattioni foi contratado pra ser o titular, mas tem convivido com problemas físicos. Foto: Arquivo.
O lateral-direito Felipe Mattioni foi contratado pra ser o titular, mas tem convivido com problemas físicos. Foto: Arquivo.

O atleta, no entanto, negou que tenha criado complicações ao saber que seria reserva no confronto com o Bugre. “Eu só posso dizer que o que foi contado não é verdade. Eu estou sabendo que eu vou ser afastado apenas pela imprensa”, disse o jogador à Rádio Transamérica.

Outra posição que sofreu com as trocas foi a lateral-esquerda. Marcaram presença na função Fabiano, Patrick Brey e William Matheus. Brey, que tem essa como sua posição de origem, chegou a atuar improvisado na ponta esquerda por algumas rodadas. Assim que finalmente retomou seu lugar natural no campo, na partida diante do Paraná Clube pela sétima rodada do Brasileirão, o jogador se lesionou e fez com que Fabiano voltasse a ter chance no time.

+ Leia também: Aproximação do G4 deixa clima no Coxa mais leve

Ainda que o Cortiba esteja com sérias dificuldades para escalar sua defesa – e outros setores – por conta de lesão, além de ter como certa a baixa de Alan Costa, o Coritiba não deve ter novidades pra sequência do campeonato. “Não há previsão de contratação de reforços. Já contamos com sete zagueiros”, resumiu o executivo de futebol do clube, Rodrigo Pastana, em entrevista à Tribuna do Paraná.

+ Confira a classificação completa da Série B

Mesmo com tantas trocas no primeiro terço de campo e as dificuldades encontradas no time como um todo, Umberto Louzer aposta que o mês sem calendário será o ponto de partida para uma reação do Alviverde e garante que ajeitará a casa. “A gente acredita muito no trabalho. Não só o meu, mas de toda a comissão. Essa intertemporada vai servir para a gente crescer física, tática e tecnicamente. Tenho convicção no que a gente está fazendo”, arrematou.