Homenagem

Coritiba terá Couto Pereira lotado pra estreia na Série B do Brasileiro contra a Ponte Preta

Último grande público do Coxa foi na final do Estadual em 2017. Foto: Arquivo

A estreia do Coritiba contra a Ponte Preta na Série B do Campeonato Brasileiro nesta segunda-feira (30), às 20h. no Couto Pereira, terá casa lotada. Logo após o falecimento de Dirceu Krüger, na última quinta (25), a diretoria anunciou que distribuiria ingressos para o jogo, como forma de lotar o estádio em homenagem a um dos maiores ídolos da história do Alviverde. A torcida respondeu prontamente à ação e ainda no sábado (27), os 33 mil bilhetes gratuitos já estavam esgotados.

+ Leia mais: Coxa tem dúvidas pra encarar a Macaca

O grande público que vai comparecer à estreia vai trazer de volta uma imagem cada vez mais incomum nas arquibancadas do Alto da Glória. A decepção do torcedor com o time, que voltou pra Segundona em 2017 e não conseguiu retornar à elite e as eliminações precoces nas últimas edições da Copa do Brasil, reflete diretamente no interesse dos coxas-brancas nos jogos.

No Campeonato Paranaense deste ano, por exemplo, no qual o Alviverde não conseguiu chegar à grande final, o clube teve apenas a terceira melhor média, atrás do bicampeão, Athletico, e do FC Cascavel, que fez uma bela campanha na Taça Barcímio Sicupira. No Estadual, o máximo de torcedores que compareceram ao Couto Pereira foi de 7.683, na final da primeira fase da competição, o que representou uma taxa de ocupação de menos de 20% em relação à capacidade do estádio.

+ Veja ainda: João Vitor fica no Coritiba até o final de 2019

No ano passado, o melhor público do ano foi de 13.184 torcedores, no primeiro Atletiba de 2018. Nem mesmo na decisão estadual, contra o Furacão, mais gente foi ao estádio. Na ocasião, apenas 9.577 coxas acompanharam a vitória do time no jogo de ida da decisão, cujo título acabou ficando com o Rubro-Negro. Desmotivados com a Segundona, o público seguiu modesto na disputa do campeonato nacional.

O último grande público, na verdade, que deve ser batido nesta segunda, foi no primeiro jogo da decisão do Campeonato Paranaense de 2017, quando o Coxa empatou em 0x0 com o Athletico. Na ocasião, 32.869 torcedores marcaram presença no estádio. Já na Arena, o Coxa levou o seu último título estadual, mas, depois, com a campanha irregular no Brasileirão, foi rebaixado na última rodada, o que desmotivou seus torcedores nas temporadas seguintes.

+ Também na Tribuna: Ex-companheiros se despedem de Krüger com muita emoção

Em 2016, o recorde foi de 22.950, em uma partida decisiva da Copa Sul-Americana, no jogo de ida das oitavas de final contra o Belgrano, disputado  no dia 21 de setembro daquele ano. O Coxa passou pra fase seguinte ao vencer, nas penalidades, na casa do adversário. No entanto, no jogo de ida contra o Atlético Nacional, apenas 17.170 torcedores acompanharam o empate. O time acabou eliminado na partida de volta e deu adeus à competição.

+ Confira a tabela da Série B de 2019

Por todos esses números, mais do que o simples estreia, o jogo contra a Macaca nesta segunda, que será marcado pela bela homenagem ao eterno Dirceu Krüger, pode representar uma injeção de ânimo para as duras batalhas que estão na trajetória do Coritiba até o final do ano. A empolgação da torcida, certamente, será um ingrediente fundamental para que o Alviverde alcance o almejado retorno à elite.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do Trio de Ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!