Mercado

Coritiba sonda pacotão de reforços com seis nomes. Confira quem são os jogadores!

Fabrício defendeu o Guarani na Série B e já teve passagens por Paraná Clube e Atlético. Foto: Letícia Martins/Guarani Futebol Clube

Pensando em começar desde já a reformular seu elenco para 2019, o Coritiba já está de olho no mercado. Pelo menos seis atletas vindos da Série B estão na mira do Alviverde e que podem chegar para substituir os 13 nomes que foram dispensados pelo clube. Entre eles, talvez o mais conhecido seja o o meia Alan Mineiro, do Vila Nova.

+ Leia também: Confira quem o Coxa pode encarar na primeira fase da Copa do Brasil

Elton marcou dez gols pelo Figueirense nesta Série B. Foto: Divulgação/Figueirense
Elton marcou dez gols pelo Figueirense nesta Série B. Foto: Divulgação/Figueirense

Somando 33 jogos pelo time goiano nesta temporada, o jogador balançou as redes 11 vezes. O atleta de 31 anos é mais um com rodagem que entra na lista de favoritos do Coritiba para a próxima temporada. Em 2012, defendeu o Albirex Niigata, do Japão, atuando em 25 partidas e marcando quatro gols. Com passagens em times de Série B, como Fortaleza, América-MG, Bragantino e Boa Esporte, ele teve seu auge em 2016, quando fez 11 jogos pelo Corinthians, com dois gols assinalados.

Alan Mineiro disputou 33 jogos pelo Vila Nova na Série B e marcou dez gols. Foto: Douglas Monteiro/Comunicação Vila Nova
Alan Mineiro disputou 33 jogos pelo Vila Nova na Série B e marcou dez gols. Foto: Douglas Monteiro/Comunicação Vila Nova

No entanto, Alan Mineiro não é o único rodado na lista. Um velho conhecido da torcida do Coxa pode voltar. Aos 33 anos, o atacante Elton, que defendeu o Alviverde em 2005, pode voltar para se redimir. Na primeira passagem, foram seis jogos, mas não marcou nenhum gol. Neste ano, fez dez gols pelo Figueirense na Série B. Em 2009, ele teve uma excelente passagem pelo Vasco, com 52 partidas e 28 gols assinalados. Um dos mais rodados, também vestiu diversas camisas – 16 no total -, dentre elas as do Corinthians (2012), Náutico (2013), Al Nasr, da Arábia Saudita (2014), Flamengo (2014), Vitória (2015), JEF United, do Japão, (2016) e Ceará (2017 e 2018).

Edson Silva defendeu o Guarani na Série B. No ano passado, estava no Londrina. Foto: Letícia Martins/Guarani Futebol Clube
Edson Silva defendeu o Guarani na Série B. No ano passado, estava no Londrina. Foto: Letícia Martins/Guarani Futebol Clube

Além deles, o zagueiro Edson Silva, de 32 anos, também está na mira. O jogador já teve passagem pelo futebol paranaense no ano passado, quando defendeu o Londrina e chegou a fazer dois gols. Na atual temporada, defendeu o Guarani, pelo qual disputou 16 jogos. O auge foi no São Paulo, clube que defendeu entre 2012 e 1015, disputando 112 jogos e marcando sete gols.

+ Mais na Tribuna: Coritiba faz limpa no elenco pra iniciar planejamento de 2019

Do Bugre pode vir também um outro defensor. O zagueiro Fabrício, de 28 anos, jogou pelo time campineiro em 15 oportunidades, marcando um gol. Revelado pelo Flamengo, é o único da relação que jogou por dois clubes no Estado. Em 2008, defendeu o Paraná Clube em 17 jogos, marcando dois gols. Em 2011, foi a vez de vestir a camisa do Atlético, onde atuou em 20 partidas e balançou as redes uma vez. Antes de retornar ao Brasil para jogar pelo Guarani, rodou a Europa e Ásia defendendo o Partizan, da Sérvia (2016), o Muang Thong Utd, da Tailândia (2016), o Astra Giurgiu, da Romênia (2017), o Omonia, do Chipre, e o Aqtobe, do Cazaquistão.

Lateral Felipe Mattioni já tem experiência na Itália e na Inglaterra, mas estava no Juventude. Foto: Divulgação/Juventude
Lateral Felipe Mattioni já tem experiência na Itália e na Inglaterra, mas estava no Juventude. Foto: Divulgação/Juventude

Já a lateral-direita tem dois pretendentes. O mais conhecido é Felipe Mattioni, de 30 anos, que defendeu o Juventude. Natural de Ijuí, no Rio Grande do Sul, tem passagens pelo futebol internacional. Chegou a ser contratado pelo Milan, da Itália, em 2008, mas não atuou por lá. Jogou por Mallorca e Espanyol, ambos da Espanha, pelo sub-21 do Everton e Doncaster Roovers, os dois da Inglaterra. Quando voltou ao Brasil, em 2017, passou pelo Boa Esporte. Neste ano fez dez partidas pelo Veranópolis-RS, mas fechou a temporada no time de Caxias, onde atuou em 22 duas partidas e marcou um gol.

Por fim, outro especulado é Matheus Ribeiro, lateral do Figueirense. Revelado pelo Internacional, o jogador nascido em Erechin, no Rio Grande do Sul, também já jogou fora do Brasil, com cinco jogos pelo Puebla, do México, no começo deste ano. Matheus tem 25 anos e atuou no Figueirense, nesta reta final de Série B, por empréstimo, já que seu contrato é com o Santos. Em 2015, permaneceu por cinco meses no Atlético, mas atuou em apenas cinco ocasiões.

Lateral Matheus Ribeiro estava no Figueirense, mas pertence ao Santos. Foto: Divulgação/Figueirense
Lateral Matheus Ribeiro estava no Figueirense, mas pertence ao Santos. Foto: Divulgação/Figueirense

+ Vai e vem: Confira TODAS as notícias sobre o mercado da bola!

O técnico Argel Fucks, em entrevista após o jogo que fechou a participação da equipe na temporada, na vitória por 1×0 sobre o Fortaleza, havia confirmado de que novas contratações seriam anunciadas para o início da pré-temporada.

Na ocasião, o comandante expressou a vontade de ter, pelo menos seis reforços pontuais que possam ser titulares na equipe. Apesar de reafirmar que em breve esse ‘pacote‘ de contratações chegará ao Alto da Glória, o treinador desconversou sobre quais são os alvos da cúpula coxa-branca, em busca de novos reforços.

“Não falamos em nomes, porque, se falarmos, atrapalha a contratação e aumenta o preço. A avaliação está sendo feita em conjunto. Existe uma comissão e um diretor experientes‘, disse ele em entrevista à TV Couto.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do Trio de Ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!