Passada a euforia pelo acesso, o Coritiba começa a pensar na próxima temporada a partir desta semana. A diretoria alviverde precisa acertar as continuidades do técnico Jorginho e do executivo de futebol Rodrigo Pastana.

continua após a publicidade

A ideia da cúpula coxa-branca é de sentar com os profissionais até sexta-feira para conversar e alinhar as renovações. O treinador espera uma valorização salarial, já que está recebendo menos do que na época da Ponte Preta, enquanto o dirigente também deve adequar seu vencimento com a subida do time.

“Essas conversas vão começar a partir de agora, mas posso dizer ao torcedor que acredito em um trabalho de longo prazo e na continuidade dos trabalhos. E, dentro do Coritiba, vou me esforçar para que os profissionais continuem”, afirmou o presidente Samir Namur.

Com a definição da dupla, o elenco passa a ser o foco principal e metade do grupo não tem contrato para o ano que vem, como o goleiro Alex Muralha, o zagueiro Sabino, os meio-campistas Matheus Sales, Juan Alano e Giovanni e o atacante Robson. Do time titular que garantiu o acesso contra o Vitória, na última rodada, apenas o zagueiro Nathan Ribeiro, o meia-atacante Rafinha e o centroavante Igor Jesus estão garantidos no ano que vem.

continua após a publicidade

“Um time que sobe pode de, alguma forma, ser base para um bom ano de Série A, mas esse time, esse elenco não é suficiente. É preciso reforçar, elevar o patamar financeiro, de gastos e isto vai acontecer. É claro que a gente busca manter os principais elementos deste time, manter uma base para o ano que vem e reforçar bastante”, avaliou o mandatário do Coxa.

Tanto Namur quanto Jorginho, empolgados com o retorno à elite do futebol brasileiro, falaram em sonhos maiores na temporada que vem. O técnico chegou até a falar em brigar por uma vaga na Libertadores, competição que o clube não disputa desde 2004.

continua após a publicidade

O retrospecto, contudo, tem sido bem diferente do discurso alviverde. Com exceções de 2011, quando perdeu a vaga no torneio internacional na última rodada, e 2008, que terminou em nono, o Coritiba apenas brigou contra o rebaixamento.

“E eu falei para os jogadores no vestiário que, em 2020, o Coritiba não fica na zona de rebaixamento, não briga para cair e quem destes atletas ficar têm que colocar na cabeça que o Coritiba quer sim brigar por coisas grandes”, completou o dirigente.

Com aumento de, pelo menos, 50 milhões em receitas de TV, além de um provável crescimento nos valores de patrocínios, sócios e bilheteria, o Coritiba espera utilizar desses recursos para fazer contratações e ainda diminuir a dívida. No balanço de março de 2019, o débito é de R$ 209 milhões.

“O Coritiba espera resolver outras pendências, com fornecedores, acordos trabalhistas, e o Coxa vai trabalhar agora com uma receita de Série A para regularizar isso”, finalizou Samir Namur.

Quem tem contrato:
Goleiros:
Rafael Martins (12/2020), Wilson (12/2020).
Defensores: Sávio (12/2020), Rafael Lima (05/2020), Geovane (12/2020), Nathan Ribeiro (5/2020), Thalisson Kelven (5/2021) e Romércio (12/2020).
Meias: Julio Rusch (12/2020), Thiago Lopes (12/2021), Luiz Henrique (12/2021), Vitor Carvalho (12/2021) e Matheus Bueno (12/2021).
Atacantes: Iago Dias (12/2020), Nathan (12/2021), Igor Jesus (12/2022), Welissol (5/2021), Rafinha (4/2021).

Mais do Coxa:

+ Jogadores do Coritiba provocam Paraná Clube
+ Samir Namur promete elenco fortalecido em 2020
+ Coritiba fez a festa com a torcida