Coritiba já tem garantidas 76 partidas até o final do ano

O empate por 2 x 2 contra o Santos, no domingo passado, foi a partida de número 40 do Coritiba neste ano. A marca é expressiva, se levar em conta que se passaram apenas seis meses da temporada 2012, mas a torcida poderá ver muito mais jogos do Coxa neste ano. O clube já tem garantido o recorde de partidas em toda a sua história. No total, o Alviverde chegará, no mínimo, a 76 jogos na temporada, podendo chegar a 84. O certo é que, com o calendário atual, já superou a marca de 74 confrontos disputados 1972 e em 2003.

A maratona é cansativa, e gera reclamações por conta do desgaste do elenco, mas que rende um enorme retorno financeiro para os cofres alviverdes. Ao iniciar o ano, o Coritiba já sabia que teria pela frente, no mínimo, 22 jogos pelo Campeonato Paranaense, 38 pelo Campeonato Brasileiro, 2 pela Copa do Brasil e outros 2 pela Copa Sul-americana. No Estadual, aconteceram ainda mais dois confrontos extras por causa da final contra o Atlético, enquanto na Copa do Brasil o número de partidas veio aumentando de acordo com a classificação da equipe para a fase seguinte, o que, consequentemente, se reflete em dinheiro.

Por ter chego à final da Copa do Brasil, o Coxa já garantiu, ao menos, R$ 3,14 milhões em premiação. Se conquistar o título, o valor chegará a R$ 4,14 milhões. Algo que pode se repetir na Sul-americana. De acordo com os valores da competição em 2011, só por participar do torneio o Alviverde já garantiu 100 mil dólares (R$ 206 mil). Se avançar para a fase seguinte, ganha mais 140 mil dólares (R$ 288,4 mil). Uma eventual final renderia 960 mil dólares (R$ 1,977 milhões) enquanto o título pagaria 1,24 milhões de dólares (R$ 2,554 milhões).

Além disso, caso o Coritiba chegue à decisão do segundo principal torneio continental, alcançaria a marca de 84 partidas realizadas no ano. O que daria uma média de um jogo a cada 4,1 dias e também R$ 6,694 milhões em caso da conquista dos títulos das Copas do Brasil e Sul-americana. Sem contar as cotas de TV do Campeonato Brasileiro, que são de R$ 34 milhões, independentemente da posição em que terminar na tabela, e também a exposição da marca do clube, nacional e internacionalmente, que poderia atrair mais patrocinadores e mais investimento. “Essa exposição compensa a maratona de jogos nesta temporada”, avalia o vice-presidente do clube, Ernesto Pedroso.