Semifinal

Coritiba empata sem gols com o São Paulo pelo Brasileiro sub-20

A garotada coxa antes da partida. Foto: Divulgação/Coritiba FC

O Coritiba ficou no 0x0 com o São Paulo na primeira partida da semifinal do Campeonato Brasileiro sub-20, nesta quarta-feira (27), no Couto Pereira. Dos empates, é o menos doloroso para o Coxa – afinal, no jogo da volta, marcado para a terça da semana que vem (3), às 16h, no Morumbi, qualquer igualdade com gols classifica o time paranaense. Quem vencer se classifica para a final, e novo 0x0 leva a decisão para os pênaltis.

Apesar de dois times com vocação ofensiva (o Coxa iniciou a partida com o melhor ataque da competição, e o São Paulo com a melhor campanha), o jogo teve seu começo muito amarrado. O primeiro arremate foi de Marcos Moser, aos 13 minutos, mas sem oferecer nenhum risco ao goleiro são-paulino Lucas Paes. Sabendo do poderio dos visitantes, os alviverdes tinham uma estrutura defensiva montada para brecar as subidas paulistas.

E mesmo assim o time tricolor quase abriu o placar. Aos 21 minutos, Paulinho Bóia recebeu em posição ilegal e encobriu Arthur, mas a bola saiu ao lado do gol alviverde. Mas foi uma exceção ao futebol morno dos dois times, ambos mais preocupados em não dar espaço ao adversário do que a se impor ofensivamente. Na bola parada, o Coritiba chegou com Léo Andrade, mas o zagueiro Pedro Augusto tirou na pequena área.

Trocando um centroavante por um lateral-direito, o técnico André Jardine tentou fazer o São Paulo jogar mais pelos lados do campo. O Coritiba voltou para o segundo tempo tentando segurar mais a bola, evitando o domínio adversário. Mas também tinha dificuldades para criar – Vinícius Araújo e Talysson Lalau, jogando abertos, produziam pouco. O destaque era Fernando Dinis, que já anulara Gabriel Novaes na etapa inicial e seguia preciso no sistema defensivo.

Quando acertou a troca de passes, o Coxa chegou com muito perigo. Aos 23 minutos, Vítor Carvalho deixou Gustavo Mosquito na cara do gol, mas Lucas Paes fez ótima intervenção. Aos 30, foi a vez do São Paulo assustar, com Murilo perdendo ótima oportunidade. E logo depois Toró, sozinho, cabeceou para fora. Com o cansaço, o ritmo diminuiu, e as equipes ficaram satisfeitas com o empate sem gols. Para a segunda partida, o Coxa não poderá contar com Talysson Lalau, que recebeu o terceiro cartão amarelo.

Ficha técnica

BRASILEIRO SUB-20
Semifinal

CORITIBA 0x0 SÃO PAULO

Coritiba
Arthur; Marcos Moser, Fernando Dinis, Romércio e Léo Andrade; Vítor Carvalho, Vinícius Araújo, Talysson Lalau (Fernandinho) e Matheus Bueno; Gustavo Mosquito e Índio (Pablo).
Técnico: Sandro Forner

São Paulo
Lucas Paes; Walce, Rony, Rodrigo e Tom (Gabriel Sara); Pedro Augusto, Liziero (Paulinho) e Igor (Toró); Paulinho Bóia (Murilo), Gabriel Novaes (Belão) e Caíque.
Técnico: André Jardine

Local: Couto Pereira
Árbitro: José Mendonça da Silva Júnior
Assistentes: Luciano Roggenbaum e Luiz Henrique Souza Santos Renesto
Cartões amarelos: Talysson Lalau, Fernando Dinis, Romércio (CFC); Tom, Pedro Augusto (SP)