Subindo

Coritiba embala e chega ao melhor momento nesta temporada

Coxa tem motivos de sobra para comemorar. Time chegou ao auge na temporada. Foto: Albari Rosa

Classificado para as quartas de final da Copa Sul-Americana e cada vez mais perto de se livrar de vez do risco de rebaixamento para a Série B, o Coritiba vive seu melhor momento na temporada. O Verdão, sob o comando do técnico Paulo César Carpegiani, conseguiu tornar seu futebol mais competitivo na disputa do Campeonato Brasileiro, subiu bem na classificação e, se mantiver o bom aproveitamento, pode até vislumbrar uma vaga na Libertadores, agora que o G4 se tornou G6.

Depois de vencer o América-MG por 3×0, segunda-feira, no Couto Pereira, o time coxa-branca ficou a apenas seis pontos do Atlético, seu maior rival e que está atualmente na sexta colocação. Carpegiani, internamente, já definiu uma meta para o Alviverde na sequência da competição e não esconde que a briga pela vaga na Libertadores pode virar uma realidade para o clube na reta final do certame. O primeiro passo seria derrotar o Internacional, amanhã, em Porto Alegre.

“A partida contra o América-MG era o divisor de águas. Temos jogos importantes e estamos aí, querendo fazer os resultados, querendo entrar na competição um pouco mais tranquilos. Para isso, temos que vencer. Tenho metas internas, que falei aos meus jogadores. Não quero expressar para vocês, mas se nos afastarmos mais da zona de rebaixamento, podemos tentar comprar um binóculo um pouco maior também. Os jogadores sabem as metas. A partir do momento que abriu vaga de tudo que é jeito, nós temos que ter ambição. Não vou dizer quantos pontos, mas fui bastante ambicioso”, declarou o comandante coxa-branca.

Carpegiani, na realidade, é o grande responsável pela retomada do bom momento do Coritiba. Sob o seu comando, o Coxa, em dez jogos, conquistou 18 pontos, e apresentou rendimento de 60%, que é superior, por exemplo, ao do Santos, atual quarto colocado do Brasileirão. Mas para conseguir chegar à Libertadores, o Verdão precisará melhorar ainda mais seu aproveitamento nos próximos jogos.

Os especialistas em números projetam que o número mágico para terminar o Brasileirão dentro do G6 seja entre 57 e 60 pontos. Assim, o Alviverde, nos dez últimos jogos, teria que conseguir mais sete vitórias, ou seja, fazer um aproveitamento de time campeão. De acordo com o site Infobola, do estatístico Tristão Garcia, as chances do time coxa-branca disputar a competição internacional no ano que vem é de apenas 2%, enquanto de queda à Série B é, atualmente, de 8%.

De certo mesmo é que os bons resultados conquistados elevaram ainda mais o nível de confiança para a reta final da temporada. “A gente vem em um momento bom e a gente vem conversando para não deixar isso escapar. Temos que aproveitar esse momento, trabalhar cada vez mais e manter essa série positiva daqui para frente”, enfatizou o goleiro Wilson.

Mais comedido, o lateral-esquerdo Juan, autor de dois gols diante do América-MG, quer ver o Coxa, primeiro, se livrar o mais rápido possível de qualquer possibilidade de rebaixamento. “Se a gente não ganhasse do América-MG poderia ficar perto da zona de rebaixamento. Uma coisa que a gente quer alcançar esse ano é conseguir, o quanto antes, se livrar de qualquer risco. A gente está nessa luta, nessa batalha e graças a Deus subimos mais um degrau rumo ao nosso objetivo”, arrematou o camisa 55 alviverde.