Vergonha

Coritiba dá vexame histórico e é eliminado da Copa do Brasil

Rodrigão marcou um dos gols do Coxa. Foto: Divulgação/Coritiba FC

Vexame. O Coritiba perdeu por 3×2 para a URT nesta quinta-feira (14), no estádio Zama Maciel, em Patos de Minas, e foi eliminado na primeira fase da Copa do Brasil. Essa é a terceira vez na história que o Coxa cai na fase inicial da competição. As outras aconteceram em 2003 (Ituano) e 2002 (Ponte Preta).

+ Veja: Confira como foi o jogo no nosso Tempo Real

O técnico Argel Fucks mudou a escalação alviverde. Geovane entrou improvisado na lateral-direita na vaga de Sávio, lesionado, e o meia-atacante Juan Alano ganhou a vaga de Kady na armação. O Verdão tentou resolver a parada nos minutos iniciais. No primeiro lance, Rodrigão aproveitou falta da direita e cabeceou rente à trave. Pouco depois, o centroavante avançou pela direita e fez boa tabela com Juan Alano, que chutou por cima do travessão. O camisa 9, na sequência, recebeu bola na entrada da área e bateu forte para fora. Tudo isso em seis minutos.

+ Leia também: “Faltou vontade”, atira jogador do Coritiba após vexame

E aí veio o velho ditado: “quem não faz, toma”. O time da casa respondeu com gol, mas anulado corretamente. Em falta da esquerda, Derly desviou de cabeça e Gladstone tocou para as redes, em impedimento claro. Mas no minuto seguinte, valeu. Carrara bateu lateral na área, a zaga errou para afastar a Cascata mandou para as redes.

A empolgação da torcida do Trovão Azul durou pouquíssimo. Após a saída de bola, Juan Alano arrancou pelo meio e abriu na direita para cruzamento na área e, no bate e rebate, sobrou para Rodrigão, que estava caído, chutar no canto e igualar o placar. Foi o segundo gol do centroavante em dois jogos.

+ Mais na Tribuna: Torcedor vende medalha de título paranaense do Coxa

A intensidade das duas equipes foi diminuindo com o decorrer da primeira etapa, mas as chances seguiram sendo construídas. Rodrigão pelo Coxa e Juninho Potiguar e Cascata da URT quase movimentaram o marcador, em boas oportunidades de dentro da área.

Quando a partida caminhava para o empate no intervalo, a equipe mineira ampliou. Djalma Silva bateu falta para a entrada da área, a defesa do Coritiba furou novamente para tirar o perigo e Reis deslocou o goleiro Wilson com categoria, de esquerda.

No segundo tempo, com a necessidade de arrancar um empate, pelo menos, o Verdão buscou pressionar e abafar o time adversário. O erro no último passe, entretanto, impedia que as chances fossem criadas.
Iago Dias, porém, decidiu resolver sozinho e em, jogada individual, empatou o jogo novamente. Ele recebeu de Vitor Carvalho na direita, cortou e chutou para o gol – a bola desviou em um defensor e enganou o arqueiro Marcão.

+ Justiça: Marcelo Oliveira processa o Coritiba e pede quase R$ 1 milhão

A URT, então, foi quem começou a ter que atacar novamente atrás do gol da classificação. Djalma Silva, de falta, mandou no travessão. Gladstone, de cabeça, obrigou Wilson a fazer difícil defesa. Já no escanteio, não teve jeito. Djalma Silva cobrou, Marcus Vinícius desviou na primeira trave e o mesmo Gladstone completou para o gol.

Assim, o comandante alviverde partiu para o desespero e tirou o amarelado Vitor Carvalho para a entrada do atacante Nathan. Geovanni ainda saiu para a entrada de Kady. E foi ele quem teve a chance de empatar, mas chutou em cima do goleiro do time mineiro. No fim, a pressão coxa-branca pouco surtiu efeito e mais nenhuma oportunidade foi criada. A equipe apelou para jogadas aéreas, que não resultaram em nada.

Esse foi o sétimo jogo do Verdão em 2019 e a primeira derrota. Na hora errada. Até aqui eram duas vitórias (Foz e Athletico) e quatro empates (Maringá, Toledo, Londrina e Operário). Ao todo, são 11 gols marcados e seis sofridos. Com a eliminação, a URT pega o Vila Nova. Em jogo único, o Coritiba volta a campo neste domingo (17), às 17h, no Olímpico Regional, para enfrentar o FC Cascavel pela semifinal da Taça Barcímio Sicupira.

FICHA TÉCNICA

COPA DO BRASIL
1ª Fase – Jogo único

URT 3×2 Coritiba

URT
Marcão; Rodney, Gladstone, Marcos Vinicius e Djalma Silva; Diogo Orlando, Derly, Juninho Potiguar (Kaio Wilker), Cascata (Rafael Óller) e Carrara (Gilson); Reis.
Técnico: Ito Roque

Coritiba
Wilson, Geovane (Felipe Mationi), Sabino, Alan Costa e Fabiano; João Vitor, Vitor Carvalho (Nathan), Giovanni (Kady) e Juan Alano; Iago Dias e Rodrigão.
Técnico: Argel Fucks

Local: Zama Maciel (Patos de Minas-MG)
Árbitro: Caio Max Augusto Vieira (RN)
Assistentes: Flavio Gomes Barroca (RN) e Luis Carlos de França Costa (RN)
Gols: Cascata 11, Rodrigão e Reis 43 do 1º; Iago Dias 13 e Gladstone 21 do 2º
Cartões amarelos: Juninho Potiguar, Derly, Marcão, Rodney (URT); Vitor Carvalho (CFC)
Renda e público: não divulgados

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do Trio de Ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!