A volta do "trivote"?

Coritiba conta com Kléber e com dois planos para o Atletiba

Kléber participou de um jogo-treino na sexta-feira e está à disposição no Coritiba. Foto: Divulgação/Coritiba FC

O Coritiba inicia a semana do clássico tentando esquecer os problemas “lá fora” e focando apenas na preparação para o Atletiba do próximo domingo (10), às 11h, na Arena da Baixada. Após dias confusos, inclusive com uma intertemporada em Atibaia marcada e um dia depois cancelada, o Coxa agora quer saber só de treinar e de dar tempo para Marcelo Oliveira montar a estratégia ideal para a volta do Campeonato Brasileiro – interessado em sair rapidamente das últimas posições e, assim, ainda sonhar com uma luta na parte de cima da tabela.

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS SOBRE O ATLETIBA!

E é quase unanimidade no Cori que tudo isso passa pelo retorno de Kléber. A volta frustrada do Gladiador – que, liberado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva, acabou levando uma pancada no joelho e sendo vetado do jogo com o Vitória – minou a confiança do grupo, que tem no atacante mais que o melhor jogador do time. “Ele é fundamental, é importante, nós treinamos com ele no time, estava se preparando para voltar”, resumiu Marcelo Oliveira.

Após se recuperar, Kléber voltou aos treinos. Na sexta-feira (1), participou normalmente de um jogo-treino dos reservas do Coritiba contra o São José. Sinal de que está de novo liberado – e contando que ninguém o acerte de novo para comandar o Coxa em campo na Arena da Baixada. Com o Gladiador voltando, a substituição do suspenso Alecsandro é natural.

Mas aí surgem dois caminhos para o técnico alviverde. O primeiro é a manutenção do sistema que o time usou na maioria dos jogos com Marcelo Oliveira, com quatro jogadores no meio-campo e dois atacantes. Se quiser montar um time mais consistente, o treinador optaria por João Paulo e Alan Santos como volantes, mais Matheus Galdezani (que volta ao time) e Rafael Longuine e Kléber com Rildo na frente.

A outra opção seria aproveitar o esquema usado por Pachequinho e que funcionou muito bem diante do Atlético nas finais do Paranaense e no primeiro turno do Brasileiro – o “trivote”, sem Anderson (outro suspenso) mas com Longuine ao lado de Alan Santos e Galdezani, e Iago sendo mantido no time ao lado de Kléber e Rildo. “Nós precisamos melhorar o time como um todo, ter um time equilibrado, com boa recomposição, que não deixe tanto o adversário fazer contra-ataques e que a gente possa criar jogadas de ataque com mais naturalidade”, explicou o treinador coxa-branca.

Confira a classificação do Campeonato Brasileiro!

Além das dúvidas no meio e no ataque, Marcelo Oliveira terá que mexer no sistema defensivo. Márcio está suspenso e Léo segue no departamento médico. O substituto de Léo, caso ele não jogue, será Dodô. E na zaga, ficam três jogadores para duas posições – Walisson Maia, que vem sendo titular, Cléber Reis, que ainda não estreou, e Werley, o mais regular dos zagueiros alviverdes na temporada, que está voltando de lesão. Cléber e Werley já atuaram juntos no jogo-treino, e podem ser as grandes novidades do Coxa para o Atletiba.