Alta rodagem!

Coritiba aposta na experiência pra virar o jogo na Série B

Rafinha é o jogador mais experiente do Coritiba. Foto: Hedeson Alves

Se experiência for significado de acesso, o Coritiba está no caminho certo para conseguir, em 2020, voltar a disputar a primeira divisão do Campeonato Brasileiro. Com reforços pontuais, o Coxa aposta em atletas rodados para a sequência da Série B, a partir da próxima terça-feira (9), diante do Criciúma, às 21h30, em Santa Catarina. O time ideal do Coritiba tem média de idade de 27 anos, reflexo das contratações realizadas recentemente pela diretoria alviverde para a disputa da segunda divisão.

+ Leia mais: Ex-técnico do Coxa acerta com time da Série A

Apesar de ser importante, a experiência, por si, só não basta para o Coritiba alcançar seu grande objetivo na temporada. Nas oito primeiras rodadas Segundona, o time não conseguiu ainda ter atuações convincentes e vem oscilando neste princípio da competição.

+ Veja ainda: Lateral-direita vira posição mais disputada no Alto da Glória

Do time considerado ideal nesta retomada da Série B, o sistema defensivo do Coxa tem apenas um jogador com mais de 30 anos. O goleiro Wilson, com 35, é o atleta mais experiente do elenco, ao lado do meia-atacante Rafinha. Como o lateral-direito Diogo Mateus ainda está machucado e deve demorar para voltar, Sávio, de 22 anos, ao lado do zagueiro Sabino, entram na conta como os jogadores titulares mais jovens do Verdão.

+ Também na Tribuna: Coxa aproveita período sem jogos para melhorar o ataque

O zagueiro Walisson Maia, que retornou ao clube recentemente, acrescenta em experiência, já que está com 27 anos. Depois do goleiro Wilson, a lateral-esquerda do Coritiba conta com jogadores com mais rodagem. Fabiano, que ganhou a titularidade nos últimos jogos, tem 29 anos, só que menos bagagem que William Matheus, que já chegou a ser titular e tem a mesma idade do seu oponente.

+ Casa novaMais maduro, zagueiro volta e quer brigar pela titularidade

Para a Série B, o Coritiba buscou jogadores mais experientes no meio de campo. O volante Matheus Sales chegou e ganhou a vaga do jovem Vitor Carvalho. O volante João Vitor, com 31 anos, engrossa a lista dos jogadores ‘trintões’ do elenco. Para fechar o meio de campo, o meia Giovanni, apesar de ter 25 anos, é o principal armador do Verdão e traz na bagagem diversas conquistas. Entre elas, o Mundial pelo Corinthians e a conquista do acesso, no ano passado, pelo Goiás.

O setor ofensivo conta com uma mescla de experiência e juventude interessante. Rafinha, aos 35 anos, chegou ao Coritiba para dar a sustentação e a qualidade necessária para garantir mais poder de fogo ao time. Com ele, estão o atacante Rodrigão, artilheiro isolado da Série B, e Patrick Brey que, mesmo com 22 anos, é uma das peças importantes da equipe alviverde na disputa da Série B deste ano.

+ Confira a classificação da Série B

Como a experiência é um dos elementos para se conquistar o acesso, o Coritiba, na retomada da Série B, terá que melhorar muito dentro de campo para assumir o protagonismo de ser um dos grandes clubes da segunda divisão deste ano. Será preciso transformar toda a teoria em atuações convincentes que sejam capazes de levar o time a atingir a pontuação necessária para conseguir o acesso à primeira divisão.

+ Atenção! Você está a um clique de ficar por dentro do que acontece em Curitiba e Região Metropolitana. Tudo sobre nossa regiãofutebolentretenimento horóscopo, além de blogs exclusivos e os Caçadores de Notícias, com histórias emocionantes e grandes reportagens. Vem com a gente!