Com novo Status

Ceará retorna ao Coxa após bicampeonato brasileiro e mundial

Primeiro reforço anunciado pelo Coritiba, o lateral-direito Ceará, de 35 anos, está de volta ao clube depois de 12 anos de uma passagem vitoriosa pelo Verdão. O jogador representa bem a nova filosofia implantada pela diretoria alviverde para a temporada de 2016 e, sobretudo, de criar um grupo com espírito e perfil vencedor.
“Agora estou retornando ao clube depois de 12 anos mais experiente, mais vencedor e com mais bagagem para transmitir para os outros atletas. Volto também mais confiante daquilo que pode ser feito dentro de campo e fora dele também. Espero poder contribuir com o Coritiba dentro dos seus objetivos em 2016”, prometeu Ceará que, neste ano, espera ver o Verdão passando longe de lutar contra o rebaixamento à segunda divisão.

“O Coritiba tem seus objetivos e, sobretudo nos campeonatos nacionais, quando vamos enfrentar grandes equipes do Brasil, vamos lutar para ficar na parte de cima da tabela. A gente vê que é possível lutar de igual para igual com esses clubes e, dentro disso, procurar por posições melhores dentro dessas competições”, emendou.
Ceará, no Coxa, voltará a trabalhar com o diretor de futebol Valdir Barbosa. “Assim que ele soube que eu não ficaria lá ele me ligou e eu prontamente aceitei o convite para vir para cá justamente por esse desafio de posicionar o Coritiba em um lugar melhor dentro da competição nacional”, pontuou o experiente lateral alviverde.
Boas lembranças

Ceará guarda com carinho os bons momentos que passou pelo Coritiba na sua primeira passagem pelo clube nos anos de 2002 e 2003. Mais experiente, o jogador lembrou da boa passagem que teve e ressaltou a importância do clube para abrir novas portas dentro do futebol nacional e internacional na sequência da sua carreira. Depois do Coxa, Ceará vestiu as camisas do São Caetano, Internacional, Paris Saint-Germain e Cruzeiro.

“É sempre gratificante voltar ao clube que eu já defendi. Por mais que tenha sido pouco tempo, mas foram quase dois anos vencedores. Cheguei no segundo semestre de 2002, fomos bem no Brasileiro, permaneci e, em 2003, conquistamos o Paranaense de forma invicta e classificamos o time para a Libertadores. Foi marcante para mim. Foi no início da minha carreira, estava tentando me firmar como um bom jogador e certamente abriu outras por para mim, para eu ir para outros clubes de ponta e felizmente fui vencedor em todos eles”, arrematou Ceará.

Felipe

O Coritiba vai aguardar, até a última semana de janeiro, a resposta do meia Felipe Menezes, que é o camisa 10 pretendido pelo clube para as disputas das competições da temporada de 2016. Segundo o diretor de futebol alviverde, Valdir Barbosa, o clube segue aguardando uma posição do jogador. “Não há nada de novo. Está tudo parado. Estamos aguardando a posição dele, se vai ficar no Brasil ou não. Ele tem uma proposta da Inglaterra e do mundo árabe”, explicou o dirigente. Apesar de ainda precisar de um jogador para reforçar seu setor de criação, Valdir Barbosa ressaltou que o clube está trabalhando com muita cautela. Se a contratação de Felipe Menezes não for concretizada, o clube irá analisar bem o mercado para não cometer erros vistos em outras temporadas.

Mudança

A estreia do Coritiba na temporada de 2016 foi antecipada. A pedido do clube, a direção da Primeira Liga confirmou que o duelo contra o Internacional, marcado inicialmente para o dia 28, vai acontecer no dia 27, no Beira Rio, em Porto Alegre. Também foi confirmado que o duelo contra o Grêmio vai acontecer no dia 7 de fevereiro, domingo de Carnaval. Assim, o time coxa-branca ganhará um dia a mais de preparação para a estreia no Campeonato Paranaense, dia 30, contra o Cascavel, no Couto Pereira.

Jogo-treino contra o Foz

O Coritiba faz domingo, às 10h, seu primeiro jogo-treino da temporada de 2016 diante do Foz do Iguaçu. Será a primeira oportunidade para Gilson Kleina colocar em prática o que realizou até agora durante a pré-temporada. Porém, não se espera que o trei,nador faça grandes mudanças com relação ao time base que terminou o Brasileirão do ano passado.
A defesa deverá ser pouco alterada. Wilson, Walisson Maia e Carlinhos devem ser mantidos na equipe. Na direita, Ceará deverá ser o titular, e como Juninho está lesionado (um corte no pé), Rafael Marques deve iniciar a atividade.
No meio, João Paulo pode ganhar a companhia de Amaral. Assim, João voltaria a jogar como segundo volante, a sua posição de origem. Do meio para frente, Juan e Thiago Lopes devem formar o setor de criação. E no ataque, Negueba e Kléber – que agora sem Henrique Almeida deve atuar mais centralizado na área – são os favoritos para iniciarem o ano como titulares. Mas há a concorrência de Leandro e Vinícius, que vieram do Palmeiras, e principalmente Leandro com status de titular.