Jogão!

Coritiba x Paraná: um clássico pra 40 mil torcedores

Umberto Louzer e Matheus Costa, os comandantes da dupla Paratiba. Fotos: Divulgação/Coritiba FC e Felipe Rosa

Coritiba e Paraná Clube se enfrentam neste sábado (8), em busca da vitória para convencerem, cada um de seu respectivo lado, que podem brigar pelo acesso. A partida, válida pela sétima rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, acontece a partir das 18h no Couto Pereira. De um lado, o Coxa está com nove pontos na tabela, do outro, o Tricolor com sete. Os times vem de empates e o Alviverde contará com o apoio de sua torcida, que mais uma vez deve comparecer em bom número, possivelmente mais de 35 mil coxa-brancas estejam presentes.

+ Lado alviverde: Coxa quer fazer valer o mando de campo

Como a galera paranista comprou todos os ingressos, a chance é de recorde histórico de público no clássico – em 20 anos de rivalidade, o jogo com mais torcedores foi em 27 de junho de 1999, na primeira partida da decisão do Campeonato Paranaense, com 35.961 pagantes e 40.136 presentes ao Alto da Glória. Para quem não puder ir ao jogo, a partida será transmitida pelo SporTV 3 para todo o Brasil, e no estado do Paraná o jogo passa no canal Premiere.

+ Lado tricolor: Paraná quer mudar história na Série B

Do lado do Verdão, o atacante Rodrigão travará uma batalha com o setor defensivo do Paraná Clube. O artilheiro da competição já balançou as redes seis vezes na Segundona, sendo responsável por todos os gols do Coxa até aqui. Mesmo com o camisa 9 rival em excelente momento, o técnico do Paraná Clube, Matheus Costa, destacou que a estratégia será em função de todo o time e não de um atleta isolado. “O Rodrigão vive uma fase muito boa. Os números, por si só, já dizem isso. Mas, além do Rodrigão, temos que pensar em todo o processo do Coritiba, que faz com que a bola chegue nele”, esclareceu.

+ No topo: O Londrina já venceu na rodada; veja como foi

O goleiro Thiago Rodrigues, do Tricolor, também, enfatizou que a preocupação paranista é com o conjunto do rival e não apenas com o centroavante goleador. “Estudamos eles bastante, até pedi para nosso analista dados sobre o Coritiba. O Rodrigão é ótimo jogador, pelos gols que fez preocupa, mas a gente tem que estar preocupado no time todo do Coritiba”, explicou.

Times

Para o confronto a equipe que deve ir a campo com mais alterações deve ser o Paraná. Além de o goleiro Thiago Rodrigues voltar à meta, o treinador poderá optar por mexer no meio campo e ataque. Tudo para fazer o time ‘engrenar’ na disputa. Fernando Neto pode ser opção no lugar do atual capitão Itaqui na meia-cancha. Já os atacantes Jenison e Ramon podem também deixar a equipe para dar espaço a Bruno Rodrigues, Caio Rangel ou Rodrigo Porto. Uma outra alternativa para Matheus Costa seria manter Ramon no time, porém deslocando o jogador para que atue como centroavante, sacando Jenison.

+ Veja a tabela e a classificação completa da Série B!

Do lado do Verdão, existe a possibilidade de uma mudança. Juan Alano pode estar novamente relacionado entre os titulares. Caso o meia-atacante tenha o nome entre os 11 iniciais, quem deve sair do time é o lateral-esquerdo William Matheus. Isso porque Patrick Brey, que tem atuado como ponta, voltaria à sua posição de origem. Dessa forma, o trio ofensivo seria Juan Alano, Rafinha e Rodrigão. O zagueiro Alan Costa vê o Coritiba como favorito por estar em seus domínios e por isso deve fazer valer a vantagem e garantir os três pontos. Caso vença e conte com tropeço da Ponte Preta e do CRB, o Coxa pode entrar no G4 ao fim da rodada. “É uma importância muito grande (vencer). A gente está jogando em casa, com nossa torcida. Creio em 40 mil torcedores, e eles têm feito a diferença, como fizeram contra a Ponte, o Cuiabá e o Londrina. A obrigação é nossa sim, a obrigação é nossa de ganhar dentro de casa, de se impor dentro do jogo e sair daqui vitorioso. O empate não serve”, finalizou.

Ficha técnica

SÉRIE B
1° Turno – 7ª Rodada

Coritiba x Paraná Clube

Coritiba
Wilson; Diogo Mateus, Alan Costa, Romércio (Sabino) e Patrick Brey (William Matheus); João Vitor, Matheus Sales e Giovanni; Juan Alano, Rafinha e Rodrigão.
Técnico: Umberto Louzer

Paraná Clube
Thiago Rodrigues; Éder Sciola, Eduardo Bauermann, Rodolfo e Guilherme Santos; Luiz Otávio e Itaqui (Fernando Neto); Matheus Anjos, João Pedro e Ramon (Caio Rangel); Jenison.
Técnico: Matheus Costa

Local: Couto Pereira
Horário: 18h
Árbitro: Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza (PB)
Assistentes: Kildenn Tadeu Morais de Lucena (PB) e Luis Filipe Gonçalves Correa (PB)