Coritiba só terá Douglão como novidade para hoje

Reabilitação ou a perda da liderança. Esse é o contraste que o Coritiba terá hoje, às 15h45, contra a Portuguesa, no Canindé. Se quiser terminar a rodada do Brasileiro da Série B na ponta, o Alviverde terá que voltar a vencer fora de casa, de preferência com alguns gols de vantagem. Após vacilar diante do Guarani, os concorrentes se aproximaram e o Coxa vê ameaçada sua posição na competição. Diante da Lusa, o time comandado por Paulo Bonamigo terá apenas o zagueiro Douglão como novidade.

Com Sport-PE e Náutico-PE na cola, o Coritiba precisa da vitória. Além do projeto de voltar à 1.ª Divisão, o clube do Alto da Glória quer a conquista da Segundona.

Na avaliação dos jogadores a derrota – 1 a 0, para o Bugre foi apenas um acidente de percurso. Um novo tropeço poderá quebrar a sequência de bons jogos, a boa fase e a confiança dos torcedores.

Em Campinas, o time pecou demais nas finalizações e desperdiçou a chance de abrir vantagem para os concorrentes diretos.

Além de perder a partida, ficou também sem o volante Peruíbe, expulso. No lugar dele, entra o zagueiro Douglão. O técnico do Coritiba não costuma mudar o sistema tático e deverá manter o 3-5-2. ?Ele tem treinado muito bem. Normalmente você joga com um zagueiro por trás para fazer a linha de três, ou puxa um volante mais marcador para fazer essa mesma linha?, explica o treinador. De acordo com Bonamigo, o 4-4-2 só é usado em casos especiais e com o jogo em andamento. ?Devido à necessidade, você usa uma linha de quatro, ou três atacantes, abre dois jogadores pelos lados. O time está bem adaptado a esse esquema de jogo?, explica.

O treinador garante que a equipe está preparada para voltar a vencer. ?Sinto que a equipe está madura no aspecto tático e de posicionamento e o Douglas, quando entrou, mostrou um futebol excepcional?, elogia.

Na análise de Bonamigo, a entrada de Douglão aumenta a estatura do Coxa e melhora também a bateria anti-aérea do time. ?A Portuguesa usa muito o jogo aéreo.

O Cléber pega muito bem na bola. Além disso o Leonardo Silva e Ari tem porte alto. Temos que dar um pouco mais de equilíbrio na bola parada contra a nossa área?, justifica.

O treinador também aproveitou a minitemporada em Itu para testar algumas mudanças, como as entradas do volante Luciano Santos e do atacante Alberto nos lugares de Jackson e William, respectivamente. Essas mudanças foram descartadas desde o início da partida, mas podem ser usadas durante o transcurso do confronto contra a Portuguesa.

Lusa luta pra fugir da zona

Vindo de vitória contra o CRB-AL por 1 a 0, mas ainda na zona do rebaixamento, a Portuguesa-SP quer fazer do Canindé, em São Paulo, a tábua de salvação para a equipe se manter na Série B. ?A Portuguesa precisa reconquistar o respeito dentro de casa. No 1.º turno vencemos apenas dois jogos aqui. Antes, os adversários vinham aqui e jogavam com dez atrás?, compara o técnico Candinho.

Por isso, o treinador da Lusa quer começar a reação na competição hoje diante do líder Coritiba. Com os três pontos e dependendo de uma combinação de resultados, a equipe paulista sairia dos últimos lugares da Segundona.

Candinho contará com as voltas do goleiro Felipe, após cumprir quatro jogos de gancho, e do lateral-esquerdo Leonardo, que também volta de suspensão. A última vez que o time paulista conquistou duas vitórias seguidas foi no início do ano, durante o Campeonato Paulista.

CAMPEONATO BRASILEIRO – SÉRIE B
22.ª Rodada
Súmula
Local: Canindé (São Paulo)
Horário: 15h45
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Assistentes: Vilmar Raul (RS) e Sérgio Oliveira Santos (RJ)

Portuguesa x Coritiba

Portuguesa
Felipe; Ari, Leonardo Silva e Léo Bonfim; Wílton Goiano, Marcos Paulo, Cleison, Cléber e Leonardo; Alex Alves e Marlon. Técnico: Candinho

Coritiba
Artur; Henrique, Batatais e Douglão; Luís Paulo, Egídio, Jackson, Cristian e Ricardinho; Eanes e William. Técnico: Paulo Bonamigo

Voltar ao topo