Coritiba pode ficar sem Fernando no sábado

O Coritiba pode ficar sem seu ?homem de ferro? na partida de sábado contra o Juventude. Com uma torção no tornozelo esquerdo, o goleiro Fernando é a principal dúvida alviverde para enfrentar os comandados de Ivo Wortmann. A situação frustra os planos de Antônio Lopes, que estava propenso a confirmar a equipe – com três atacantes, Jucemar na lateral-direita e Reginaldo Nascimento na zaga – ainda ontem.

Fernando teve a lesão sozinho. “Ele foi dividir uma jogada no alto com o André Nunes e acabou caindo. Quando caiu, torceu o tornozelo”, conta o médico William Yousef. “A torção foi ?para fora?, a pior que tem. Quando ele sentiu, o local já estava inchado e muito dolorido. Ali mesmo o Fernando saiu do treino”, completa o médico.

O tratamento também começou imediatamente, para tentar recuperar o jogador que mais atuou pelo Coxa na temporada – e que vem de uma série de 52 partidas consecutivas. Dos 59 jogos da equipe em 2004, Fernando desfalcou o Cori em apenas um deles: contra o Malutrom, ainda na primeira fase do campeonato paranaense. Como a partida foi realizada em 14 de fevereiro, são mais de oito meses seguidos vestindo a camisa 1 alviverde.

Fernando ficará de repouso e tratamento até amanhã. “Nós precisamos deste tempo para ver se o inchaço e as dores diminuem”, diz William Yousef, que está preocupado com a lesão do goleiro. Caso ele não atue, Douglas será o titular – assim como foi naquela partida com o Malutrom, em fevereiro.

Nas outras posições, já se pode dizer que o time está ?encaminhado?. Dos titulares, apenas Adriano não treinou ontem, já que fora liberado para ir ao dentista. Ricardo treinou na lateral-esquerda, indicando que sua presença no meio-campo está provisoriamente descartada. Na direita, Jucemar reassume a posição, como era previsto quando Rafinha foi sacado do time contra o Corinthians.

Do meio para frente, era natural a adoção do 4-3-3 (até porque Luís Carlos Capixaba ainda está em recuperação da artroscopia), mas a surpresa foi a escalação de André Nunes. O centroavante ocupa a vaga que normalmente seria de Alemão, mas como o atacante não rendeu em São Paulo, perde a oportunidade de ser titular. André ainda não está confirmado, pois Antônio Lopes deverá testar Laércio na frente. A equipe que treinou ontem contou com Douglas; Jucemar, Flávio, Reginaldo Nascimento e Ricardo; Ataliba, Roberto Brum e Reginaldo Vital; Tuta, Aristizábal e André Nunes.

Reencontro com Ivo

O confronto de sábado marca o reencontro com um dos treinadores que mais comandaram o clube nos últimos anos. Ivo Wortmann deixou no Alto da Glória um esquema tático que foi usado até o início deste ano, e jogadores que até hoje pontificam na equipe principal, além de lançar uma geração de jovens que hoje formam a base do elenco de Antônio Lopes.

Para o treinador do Juventude, a grande falha dele na carreira foi deixar o Coxa e ir para o Cruzeiro, em 2001. Ali ele diz ter aprendido a não mais abandonar um trabalho no meio. A lição serve até hoje – foi com os bons trabalhos no Paysandu, ano passado, e no time de Caxias, neste ano, que Wortmann recolocou seu nome no mercado de treinadores.

E refez a trajetória começada no Coxa, quando montou a equipe que chegou às semifinais da Copa do Brasil e da Copa dos Campeões. O técnico lançou na equipe profissional Lira, Pepo e Allan, e tinha Ataliba e Reginaldo Nascimento como titulares.

Voltar ao topo