Coritiba lidera e é só alegria no Brasileirão

O Coritiba mantém o nível de aproveitamento e já é o líder do Brasileirão-2002. Com 26 pontos, está ao lado de Juventude e Corinthians, mas é o primeiro no saldo de gols. À imagem de seu treinador, o Coxa foi eficiente e confirmou a sua oitava vitória na competição: 2×0 na Portuguesa, ontem à noite, no Couto Pereira. Destaque para Lima, que balançou as redes duas vezes e confirmou sua condição de titular e artilheiro, agora com 6 gols.

A Portuguesa tentou intimidar o adversário com sucessivas faltas. O Coritiba não encontrava alternativas para penetrar na defesa paulista até que Lima, aos 10 minutos, fez grande jogada e abriu o placar. Ele tocou entre as pernas de Alex Xavier e antes da chegada da cobertura bateu no canto direito de Bosco. A Lusa só chegou aos 17 minutos, quando Ricardo Oliveira ajeitou para a “bomba” de Édson Araújo. Fernando precisou se esticar para tocar pela linha de fundo.

Mesmo sem ser brilhante, o Coxa continuava mais atuante no ataque e aos 28 minutos, quase ampliou em jogada ensaiada. Lúcio Flávio rolou para Da Silva, que chutou forte, mas longe do gol. Também de falta, a Portuguesa levou perigo com Ricardo Oliveira. A bola passou por cima do travessão. Foram tantos cartões amarelos que até o árbitro Sérgio Cristiano Nascimento se confundiu. Ricardo Oliveira – que já tinha amarelo – fez falta dura, mas ele advertiu Alex Xavier. Pouco depois, o Coritiba ampliou.

Lúcio Flávio, aos 42 minutos, cobrou escanteio e Edinho Baiano cabeceou para a defesa de Bosco. Na sobra, Lima mandou de perna esquerda para fazer 2×0. O primeiro tempo terminou em tumulto. Nos acréscimos, Júlio “deu carrinho” por cima da bola e atingiu deslealmente a Pícoli e foi expulso. Na saída das equipes, foi a vez do técnico Edu Marangon ser excluído por reclamação.

Na etapa final, o Coritiba não soube tirar proveito da vantagem numérica. Errando muitos passes e sem conseguir imprimir velocidade aos contragolpes, deixou de ampliar o placar. Lúcio Flávio até tentou, num chute forte de fora da área, mas Bosco espalmou. A Lusa criou algumas oportunidades e aos 17 minutos Fernando precisou trabalhar no chute de Ricardo Oliveira. Bonamigo tentou dar velocidade com Jabá, mas foi a Portuguesa quem chegou com perigo. Pícoli e Fernando se confundiram e Alex Alves quase marcou de cabeça. O goleiro coxa, atento, fechou o ângulo na tentativa de Rocha.

Com a vitória garantida, o Cori deixou de ampliar com Lima e Pepo, nos minutos finais. Nada que pudesse atrapalhar a festa da torcida alviverde, que depois de muitos anos volta a sorrir com a liderança do Campeonato Brasileiro. O time de Bonamigo descansa neste fim-de-semana e só volta a campo na próxima quarta-feira, para encarar o São Caetano, no Anacleto Campanella. Reginaldo Araújo, com o terceiro cartão amarelo, é o único desfalque.

Voltar ao topo