O Coritiba confirmou na tarde desta sexta-feira (29) que o clássico com o Paraná Clube, que acontece no próximo domingo (31), às 16h, no Estádio do Pinhão, será com torcida única. Embora fosse a favor que torcedores do Tricolor também tivessem direito a ir ao jogo, o clube confirmou que irá aceitar o pedido do Ministério Público do Paraná (MP-PR), da 2ª Promotoria de Justiça de São José dos Pinhais e da Polícia Militar (PM-PR).

+ Leia também: Coxa e Tricolor fazem duelo de vida ou morte neste domingo

O pedido se deu à questão de segurança. Como o estádio em São José dos Pinhais tem apenas dois acessos, as entidades se preocuparam que houvesse encontro de torcedores rivais pelo caminho. Com isso, os quase quatro mil ingressos serão todos destinados à torcida coxa-branca.

Em nota enviada ao MP-PR, o Alviverde alega que entende os motivos do pedido, mas fez questão de ressaltar que o estádio tem todos os laudos exigidos para a liberação do local, inclusive o de segurança.

“Agindo desta maneira, o Coritiba FC veio por cumprir estritamente com todos mandamentos relativos à organização da partida enquanto clube mandante, obedecendo os prazos e indicando local com plena aptidão para o recebimento de partidas entre equipes profissionais, conforme os laudos emitidos, entre outros órgãos, pela própria Polícia Militar do Estado do Paraná. Assim, especialmente no que atine à responsabilidade do Coritiba FC enquanto mandante, não haveria qualquer preocupação em relação à praça desportiva indicada, visto que esta detém todos os laudos e foi aprovada pela Federação Paranaense de Futebol, com condições plenas de receber qualquer partida do Campeonato Paranaense”, diz  a nota.

+ Mais na Tribuna: Coritiba garante de quatro a cinco reforços para a Série B

Além disso, ressaltou que avisou a Federação Paranaense de Futebol (FPF) em novembro de 2018 que haveria o show de Paul McCartney no Couto Pereira no dia 30 e que, mesmo assim, a entidade marcou rodada para o dia seguinte.

“Mesmo tendo comunicado a Federação Paranaense de Futebol ainda no dia 07 de novembro de 2018 acerca da locação do Couto Pereira para a realização do show em 30/03/2019, a entidade responsável pela organização do campeonato agendou partida do Coritiba FC como equipe mandante para o dia seguinte ao show, quando ainda não há disponibilidade de uso do campo para a disputa de partidas de futebol”, afirma.

Para fechar, o Coritiba destacou que a Polícia Militar já tinha se posicionado pela torcida única e que ao clube não tinha outra situação, uma vez que seria a melhor situação para garantir a segurança de todos que forem ao jogo.

+ Confira a classificação completa e a tabela de jogos da Taça Dirceu Krüger

“Acontece que, conforme e-mail enviado pelo Major QOPM Luciano Henrique Perretto, responsável pelo Comando do 17º Batalhão de Polícia Militar e recebido pelo Coritiba FC às 15h09 do dia 28 de março de 2019, a PM já determinou que o jogo seja realizado com Torcida Única, acatando a recomendação deste r. Ministério Público”, completa.

“Diante de todo o exposto, o Coritiba FC acatará a determinação da Polícia Militar do Paraná e deste Ministério Público, ainda que em contrariedade à lex sportiva, no sentido de unir forças e buscar oferecer um espetáculo sem problemas relativos à sua segurança. Por fim, tendo em vista a excepcionalidade da situação, caso venha a ocorrer algum provimento de ordem judicial em sentido diverso, o Coritiba FC informa que cumprirá a determinação judicial emanada ainda que em contrariedade à medida estabelecida a partir da determinação da PMPR e do MPPR”, finaliza a nota

Diante da medida confirmada, o Paraná Clube ainda estuda o que irá fazer, mas existe a possibilidade de pedir que o clássico seja disputado a portões fechados.

Confira a nota do Coritiba:

A diretoria administrativa do Coritiba Foot  Ball Club informa que, após avaliar a determinação da 2ª Promotoria de Justiça de São José dos Pinhais e da Polícia militar do estado do Paraná, vai proceder conforme orientação de tais órgãos de segurança no sentido de promover o clássico de domingo, entre Coritiba e Paraná Clube com torcida única.

A decisão é contrária a vontade desta diretoria que defende e entende a presença de torcedores como parte do espetáculo e do esporte. No entanto, a medida vai ao encontro das recomendações dos órgãos competentes.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do Trio de Ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!