Coritiba busca vitória, para sossegar de vez

Tentando deixar a má fase definitivamente para trás, o Coritiba volta a campo hoje, às 20h30, para encarar o União Bandeirante, no Couto Pereira. Uma vitória esta noite pode colocar o Coxa pela primeira vez entre os quatro primeiros do Grupo B, colocação necessária para garantir uma vaga à segunda fase do Campeonato Paranaense.

Vindo de duas vitórias consecutivas, contra Adap e Toledo (ambas por 2 a 0), o Coxa busca hoje um feito que não consegue repetir há quase 11 meses. A última vez que o time do Alto da Glória conseguiu ganhar três jogos seguidos foi no dia 27 de março do ano passado, quando bateu o Francisco Beltrão por 2 a 1, pelas quartas-de-final do estadual. Antes, já havia passado por Rio Branco e Paraná, ainda na primeira fase.

Para quebrar esse tabu, as esperanças da torcida coxa-branca estão novamente voltadas para os ?garotos do Alto da Glória?. O atacante Keirrison e o meia Renan, os grandes destaques alviverdes nas últimas rodadas, estão mais uma vez confirmados no time titular.

Ao lado deles estará o zagueiro Henrique, que estreou contra o Toledo, no último domingo. A atuação do jovem de 19 anos agradou ao técnico Márcio Araújo, que vai mantê-lo na equipe mesmo com o retorno do capitão Anderson. ?Esse é o momento dele. Tenho que ter a sensibilidade de não colocar os garotos antes da hora e nem deixar passar o momento. Essa é a hora do Henrique e ele vai para o jogo?, avalia o treinador.

Assim, Vagner volta para o banco de reservas e dá a Henrique a oportunidade de fazer sua primeira partida no Couto Pereira como profissional. ?Será minha estréia em casa, com o apoio da torcida. Espero que seja um bom jogo e que eu possa fazer bem a minha parte?, diz o novo integrante da defesa menos vazada do campeonato, com apenas seis gols sofridos em oito jogos.

A alteração na zaga será a única novidade na equipe coritibana. O restante do time será o mesmo da última rodada. Para chegar aos gols e vingar a derrota do primeiro turno, quando o União bateu o Coxa por 1 a 0, em Bandeirantes, Márcio Araújo mantém o 4-3-3, com Eanes, Ludemar e Keirrison na linha de frente.

União também tenta derrubar tabu de 13 anos

O União tenta nesta noite quebrar um tabu que já dura quase 13 anos. A última vez que o time de Bandeirantes venceu o Coritiba no Couto Pereira foi no dia 14 de julho de 1993. Na ocasião, o alvinegro derrotou o Coxa por 1 a 0, em partida válida pela segunda fase do Campeonato Paranaense.

Para repetir o feito e fugir da incômoda penúltima colocação do Grupo B, o técnico Orlando Bianchini esperava contar com força total. O time, que na última rodada foi derrotado em casa pelo Paranavaí, por 2 a 0, não tem nenhum jogador suspenso e, até ontem, também não teria desfalques por contusão. Mas o lateral-direito Jean deixou o treino mais cedo, com dores musculares, e está fora da partida. Zara entra em seu lugar.

O União faz este ano uma campanha bem abaixo de suas tradições. A equipe, que já chegou duas vezes ao vice-campeonato, em 1989 e 1992, sofre com a crise financeira. No início do ano, o patrocinador que bancaria parte do elenco desfez a parceria e o time perdeu 15 jogadores, tendo que formar às pressas seu elenco para o estadual.

CAMPEONATO PARANAENSE
1.ª fase – 9.ª rodada – Grupo B
Árbitro: Jarbe Cassou
Assistentes: Sérgio Aparecido Aléssio e Paulo Cesar Mendes
Horário: 20h30
Local: Couto Pereira, em Curitiba

CORITIBA x UNIÃO BANDEIRANTE

Coritiba
Arthur; Wilton Goiano, Anderson, Henrique e Julinho; Rodrigo Mancha, Jackson e Renan; Eanes, Ludemar e Keirrison. Técnico: Márcio Araújo.

União Bandeirante
Cleberson; Ciro, Diogo e Maurício; Zara, Cléber, Aron, Edson e Rômulo; Neném e Tuti. Técnico: Orlando Bianchini.

Voltar ao topo