Copa Libertadores é prioridade do São Caetano

São Caetano do Sul – A luta do São Caetano para conquistar a América e chegar à final do Mundial Interclubes no Japão começa efetivamente hoje, às 19h30, no Estádio Anacleto Campanella, onde enfrenta o The Strongest, da Bolívia, em partida válida pelo Grupo 1 da Copa Libertadores da América. A estréia do Azulão na Libertadores ganhou prioridade total no clube desde ano passado, quando o time lutou para ficar entre os cinco primeiros colocados do Campeonato Brasileiro.

Para o São Caetano será a terceira participação (2001 e 2002) e pela própria experiência a diretoria acredita ser possível vencer a competição. O time foi vice-campeão da última vez, sendo derrubado nos pênaltis pelo Olímpia, do Paraguai. Esta é a principal lição tirada na Libertadores. “Mais do que técnica e garra é necessário ter equilíbrio emocional”, diz Tite, ansioso por sua quinta participação na competição, duas delas como jogador e agora a terceira como técnico.

Tanto que o técnico não abriu mão da experiência do lateral Anderson Lima e do meia Gilberto, ambos vindos do Grêmio com passagens por grandes clubes. A nível doméstico, também recolocou o experiente zagueiro Dininho, que após contusão muscular vinha adquirindo sua melhor forma nos jogos do campeonato paulista.

Se a defesa e o meio-de- campo estão bem definidos, a preocupação dos últimos dias foi com a ineficiência do ataque. “O time está finalizando mal e todos sabem que precisamos melhorar muito”, garante Tite, que pretende dividir a responsabilidade com todos e não colocar apenas nas costas dos atacantes Marcinho e Somália. No esquema 3-5-2, a defesa parece bem protegida por dois volantes – Mineiro e Fábio Santos – o que permite ampla liberdade para os avanços dos alas Anderson Lima e Zé Carlos.

Tite assegura que já tem informações básicas do adversário, pouco conhecido internacionalmente. “No futebol de hoje não existe segredo. Assim como temos muitas informações deles, com certeza eles também têm de nos”, comentou o técnico.

Voltar ao topo