Quem seu time pode pegar?

Confira como funcionará o sorteio da Copa do Brasil 2018

Foto: Rodrigo Rodrigues/CBF

Nesta sexta-feira (15), a partir das 15h, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) irá realizar o sorteio dos chaveamentos da Copa do Brasil de 2018. No total, 80 clubes vão disputar esta primeira etapa da competição, entre eles, cinco paranaenses: Atlético, Coritiba, Paraná Clube, Londrina e Cianorte.

Os times foram divididos em oito potes, de A a H, com dez participantes cada um. O posicionamento foi feito de acordo com o ranking da CBF, fazendo parte do pote A os dez melhores, e assim sucessivamente até o pote H. Os confrontos serão definidos em cruzamentos dos potes A x E, B x F, C x G e D x H.

CONFIRA COMO FICARAM OS CONFRONTOS

Assim, Furacão e Coxa, que estão no pote A, terão pela frente equipes do pote E (Globo-RN, Santos-AP, Caxias-RS, Madureira, Caldense, Boavista, Aparecidense-GO, Nacional-AM, Atlético-AC, Parnahyba). Já o Tricolor, no pote B, terá um rival do pote F (São Caetano, Novo Hamburgo, Ceilândia, Altos-PI, URT, Treze, Itabaiana-SE, Brusque, Sinop-MT, Fluminense-BA). Por fim, o Tubarão, no pote C, irá encarar um adversário do pote G, onde se encontra o Cianorte, juntamente com São Raimundo-RR, Vitória da Conquista, Brasiliense, Cordino-MA, Real Ariquemes-RO, Independente-PA, Interporto-TO, Dom Bosco, Nova Iguaçu.

As duas primeiras fases da Copa do Brasil serão em partida única, com os integrantes do Grupo 1 (potes A, B, C e D), jogando fora de casa, mas com a vantagem do empate diante do Grupo 2 (potes E, F, G e H).

O mando de campo da segunda fase também será decidido no sorteio desta sexta. Após o sorteio realizado, através do diagrama das fases, o vencedor de cada grupo saberá se vai atuar como mandante ou visitante na etapa seguinte.

Os 80 clubes disputarão, no total, cinco fases, até restarem cinco times, que se juntarão a outros 11, que entram direto nas oitavas de final: Corinthians, Palmeiras, Santos, Grêmio, Cruzeiro, Flamengo, Vasco e Chapecoense, que disputarão a Libertadores, além de América-MG, campeão da Série B, Bahia, campeão da Copa do Nordeste, e Luverdense, campeão da Copa Verde.

A grande novidade da competição para 2018 é que não terá mais o gol qualificado em nenhuma das fases. Ou seja, os gols marcados na casa do adversário não valem mais como critério de desempate e, em caso de igualdade na soma dos placares a decisão da vaga será nos pênaltis.

Confira os potes da primeira fase da Copa do Brasil 2018:

Pote A: Atlético-MG, Botafogo, Atlético, Internacional, São Paulo, Fluminense, Sport, Ponte Preta, Coritiba, Vitória.

Pote B: Figueirense, Atlético-GO, Goiás, Avaí, Santa Cruz, Paysandu, Ceará, Paraná, Criciúma, Joinville.

Pote C: ABC, Náutico, Juventude, Bragantino, CRB, Oeste, Boa Esporte, Sampaio Corrêa, Londrina, Vila Nova-GO.

Pote D: América-RN, Botafogo-PB, ASA, Cuiabá, Salgueiro, Rio Branco-AC, Confiança, Remo, CSA, Ituano.

Pote E: Globo-RN, Santos-AP, Caxias-RS, Madureira, Caldense, Boavista, Aparecidense-GO, Nacional-AM, Atlético-AC, Parnahyba-PI,

Pote F: São Caetano, Novo Hamburgo, Ceilândia, Altos-PI, URT, Treze, Itabaiana-SE, Brusque, Sinop-MT, Fluminense-BA.

Pote G: São Raimundo-RR, Vitória da Conquista, Brasiliense, Cordino-MA, Real Ariquemes-RO, Independente-PA, Interporto-TO, Dom Bosco, Nova Iguaçu, Cianorte.

Pote H: Manaus, Ferroviário-CE, Floresta-CE, Atlético-ES, Uberlândia, Corumbaense-MS, Novoperário-MS, Aimoré-RS, Tubarão-SC, Inter de Limeira-SP.