Copa América de ciclismo larga amanhã

Começa amanhã, com a sexta edição da Copa América, a temporada 2006 do ciclismo no Brasil. Mais uma vez, os melhores atletas do País e convidados do exterior vão travar uma disputa de alta velocidade no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo. A TV Globo mostra a prova masculina, ao vivo, a partir das 9h40, dentro do Esporte Espetacular.

Disputada pela quinta vez em Interlagos, a Copa América é uma prova-show, em que os participantes têm de mostrar velocidade e ótima chegada.

A prova da categoria elite masculina terá de oito a dez voltas no circuito.

Além das principais equipes do Brasil, a organização convidou atletas da Argentina, Uruguai, Estados Unidos, Portugal e Itália. Em 2005, os vencedores da prova

foram o "The Flash" Nilceu Aparecido dos Santos, no masculino, e Clemilda Fernandes, no feminino.

O velocista Nilceu Aparecido dos Santos, da Scott/São José dos Campos, é o atual campeão. "Estou me sentindo muito bem e gosto de correr em Interlagos. É início da temporada, a equipe está bastante motivada, mas não ainda 100%. Vamos batalhar muito para defender nosso título", afirmou o sprintista. O experiente Márcio May, tetracampeão da Volta de Santa Catarina, o jovem Breno Sidoti, de malas prontas para competir na Itália, e Roberson Figueiredo, campeão da Prova 9 de Julho, são algumas das outras apostas da equipe.

Rodrigo "Morcegão" de Melo Brito, atual campeão da Copa da República, Antônio Nascimento, o "Tonho", da equipe Memorial/Santos, André Grizante e Renato Ruiz, da Extra/Suzano, são outros nomes que chegam com boas condições.

Premiado pela União Ciclística Internacional (UCI) como o destaque da modalidade na Europa no ano passado, o catarinense Murilo Fischer, de 26 anos, inicia a temporada 2006 lutando por sua primeira vitória na Copa América.

Esta é a quarta participação de Fischer na prova que abre o calendário brasileiro. "Meu objetivo é fazer parte da festa. Hoje, o ciclismo está muito programado e certamente não estou no melhor de minha forma. Mas, claro, vou brigar e fazer o melhor possível para vencer a prova", afirmou. Sua melhor colocação na Copa América foi um segundo lugar conquistado em 2001, quando ficou atrás de André Grizante.

Mais destaques – além de Fischer, outros atletas importantes do ciclismo nacional participarão da prova, como Luciano Pagliarini, recém-contratado pela equipe espanhola Saunier-Duval, que integra a lista das 20 equipes do circuito pro da UCI.

Voltar ao topo