Convocados por Mano são crias de Carpegiani

Camisa 10 do Lyon, da França, e surpresa na convocação do técnico Mano Menezes para a Seleção Brasileira, o meio-campista Ederson Honorato Campos, 24 anos, tem ligações com o Atlético.

Além de ter sido revelado por Paulo César Carpegiani, o jogador atuou no Rubro-Negro quando ainda era juvenil, em 2001. O treinador atleticano também foi o descobridor do zagueiro Thiago Silva, 25 anos, atualmente defensor do Milan e que esteve recentemente na Copa do Mundo da África do Sul.

Há 9 anos, Ederson vestiu a camisa do Furacão na mesma época que Carpegiani comandou o Atlético. Depois, seguiu para o clube pertencente aos filhos do treinador, o RS de Alvorada.

Permaneceu jogando no Brasil até 2005, quando iniciou carreira internacional na França. Começou num time modesto e chegou ao Lyon. Hoje, o jogador é apontado como sucessor de outro brasileiro multicampeão na equipe francesa: Juninho Pernambucano. Aliás, Ederson é companheiro de equipe de Michel Bastos, outro jogador com recente passagem pela Seleção, e que também defendeu o Furacão.

A história de Ederson no Atlético, e o início do meio-campista no futebol, foi comentada pelo atual treinador rubro-negro. “Grande jogador que nos deixou cedo, indo para a França. Ele esteve no Atlético em 2001, quando eu estava aqui. O pessoal queria ficar com ele, porque eu apostava na meninada. Mas acabou que os meus filhos fizeram o centro de treinamento e ele foi para lá. Começou a fazer história e foi vendido ao Nice (França). Era altamente técnico, com uma qualidade excelente. Aprendeu a ser competitivo no futebol francês, que é difícil. Ele tem tudo para mostrar seu valor quando tiver chance na Seleção”, analisou Carpegiani.

Já o zagueiro Thiago Silva, ainda no amador, defendeu o RS da família Carpegiani. Depois foi para o Juventude, onde começou profissionalmente. “É um jogador excepcional. Sinal que sabemos escolher bem”, finalizou o treinador, em meio a risos.