Confronto com lanterna pode valer vaga para o Paraná

Hoje é dia de decisão para o Paraná no Paranaense. A equipe encara o Toledo, no 14 de Dezembro, às 22h. Com 12 pontos e na sétima posição, o Tricolor precisa da vitória para depender apenas de si para se classificar para o mata-mata.

No último treino, ontem de manhã, na Vila Olímpica do Boqueirão, o técnico Milton Mendes fez mudanças em relação ao time que empatou sem gols contra o Londrina. As alterações não passam apenas por jogadores, mas também no sistema de jogo. O treinador, que começou o Estadual com o 4-3-3, se viu obrigado a tirar os pontas e colocar mais homens no meio-campo, passando para uma formatação no 4-2-3-1. A princípio, deu resultado, com duas vitórias, contra Operário e Prudentópolis.

Porém, nos últimos três jogos, foram três empates, sendo que, contra o Londrina, pelos desfalques, utilizou três homens com características mais defensivas no meio-campo. Para enfrentar o Toledo, o comandante paranista passa para o 4-4-2. Sem Paulinho Oliveira, vetado pelo departamento médico, Mendes optou por colocar o xará Paulinho para atuar pelos lados do campo e fazer parceria com Giancarlo. Contra o Tubarão, ele era o único homem à frente.

A ausência de Oliveira foi sentida por Milton Mendes. O meia sente um incômodo em um músculo na região da virilha. ‘É uma perda. Ele já vem sentindo essa lesão há muito tempo e vinha jogando sentindo. No último jogo tirei para resguardá-lo, mas agravou’, explicou o treinador.

Nas peças em campo, além do retorno de Giancarlo, o lateral-direito Toty e o capitão Lúcio Flávio voltam ao time titular.

Os dois primeiros cumpriram suspensão na última partida, e o meio-campista se recuperou de dores no pescoço. Outra mudança está na lateral-esquerda. Sem Breno, expulso em Londrina, Henrique assume a posição.

Com o retorno de Lúcio Flávio e Giancarlo, e a mudança no esquema, Milton Mendes espera voltar de Toledo com uma vitória, o que não acontece desde o jogo contra o Prudentópolis, pela sexta rodada. ‘Podem esperar uma equipe que vai atacar, vamos jogar pra ganhar.

Eles estão em último lugar, mas temos que respeitar os profissionais que estão lá, só que temos que fazer nossa parte e buscar o resultado que nos interessa’, frisou.

Esse respeito contra o último colocado foi reforçado por Toty. ‘Não tem porque a gente querer se ensoberbecer pela situação do Toledo. Vamos encarar com toda seriedade e humildade, com o objetivo de vencer a partida’, destacou o lateral.

O jogador garante que a confiança do grupo para conquistar a classificação para o mata-mata é a mesma, apesar da situação do Tricolor na tabela. ‘A confiança é a mesma desde o início da pré-temporada. A equipe vem trabalhando com seriedade, independente da nossa situação’, ressaltou.