Como mandante, Furacão não perde pro Mengão desde 1974

Além de tentar conquistar a primeira vitória no Brasileiro, o Atlético entra em campo amanhã, às 16h20, na Arena Joinville, disposto a sustentar uma invencibilidade de quase 40 anos contra o rubro-negro carioca na competição, como mandante. A única e última vez que o Furacão saiu derrotado em casa para o time flamenguista foi em 1974, quando os visitantes venceram por 2 x 1 no Couto Pereira.

Naquele jogo, o Flamengo, comandado por Zico, abriu logo 2 x 0 no primeiro tempo. Paulinho e o próprio Galinho de Quintino marcaram para os cariocas. Na etapa final, Sicupira, grande destaque do Furacão naquela década, descontou, mas não evitou a única derrota para o Flamengo, em Brasileiros.

Daquela partida em diante, prevaleceu o domínio do Atlético jogando em Curitiba. Dos 17 jogos realizados como mandante, foram 12 vitórias e 5 empates. A vantagem do Furacão aparece também no saldo de gols. São 34 marcados e somente 11 sofridos, saldo de 24 gols.

Entretanto, amanhã, o Atlético não terá um importante fator que o fez manter essa invencibilidade contra o Flamengo: a Arena da Baixada. Pior: o Furacão deve encontrar na Arena Joinville um ambiente de quase visitante. Dos 13.500 ingressos colocados à venda, 5 mil foram disponibilizados para a torcida flamenguista. Para os atleticanos, são 8.500 bilhetes.

Desde que a Arena da Baixada foi construída, em 1999, o Atlético fez, efetivamente, fazer valer o fator casa diante do Flamengo. De 1999 a 2011 -ano que o Rubro-Negro foi rebaixado para a Série B – aconteceram 12 duelos, com 9 vitórias e três empates. Agora, em outra arena, o Furacão busca sustentar o bom aproveitamento e, de quebra, conquistar o primeiro resultado positivo no Brasileirão, que lhe dê condições de subir na classificação, já que hoje, a equipe do técnico Ricardo Drubscky ocupa a modesta 13.ª colocação.

Além da invencibilidade que sustenta como mandante nos duelos contra o Flamengo, o Atlético não sabe o que é perder para o time do Rio desde o Campeonato Brasileiro de 2009. Em maio daquele ano, o Furacão foi derrotado por 2 x 1 para o time da Gávea, no Maracanã. Depois dessa partida, foram mais cinco jogos pela Série A, com três vitórias atleticanas e dois empates. Desses cinco jogos, foram dois no Rio de Janeiro e outros três na Arena da Baixada – talismã do Rubro-Negro nos confrontos contra o time carioca.