Começa o brasileiro de basquete masculino

Divulgação / CBB
O confiante técnico Alberto Bial comanda o time de Joinville.

Rio (Ag. Placar) – O Campeonato Nacional masculino de basquete começa neste domingo, procurando apagar a imagem ruim deixada em sua última edição. O torneio anterior foi marcado por vários problemas e ações na Justiça. A confusão criada foi tão grande, que ele sequer chegou ao final. O reflexo disto, pôde ser sentido na pífia campanha brasileira no mundial masculino, disputado no Japão, quando o time brasileiro foi eliminado ainda na primeira fase.

Na tentativa de reencontrar o rumo, a Confederação Brasileira de Basquete passou uma borracha sobre este passado recente e torce para que a principal competição do país volte a motivar os clubes e o torcedor. O campeonato terá a participação de 14 equipes, representando sete estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, além do Distrito Federal.

Duas partidas abrem a competição. Em São Paulo, o Paulistano enfrenta o Flamengo, em jogo marcado para as 11h (de Brasília). As duas equipes já se enfrentaram quatro vezes pelo nacional masculino, com três vitórias dos paulistas contra uma dos cariocas.

?Acredito que será um campeonato muito equilibrado. Como em todas as edições, será fundamental vencer as partidas em casa. Por isso, na nossa estréia contra o Flamengo, temos que fazer prevalecer o mando de quadra, pressionando o adversário para garantir a vitória?, analisou o técnico José Neto, do Paulistano.

?O nosso time é jovem e homogêneo. O grupo está consciente e empenhado em jogar o melhor possível para lutar pelo título da competição. A primeira meta é estar entre os semifinalistas e garantir uma vaga para a Liga Sul-Americana?, explicou o técnico do Flamengo, Paulo Chupeta.

No outro confronto de hoje, o Joinville jogará em casa contra o Minas Tênis, às 16h. A equipe mineira leva vantagem neste duelo entre as duas equipes. Até hoje, foram quatro vitórias do Minas contra três do Joinville. ?Será um grande jogo de estréia, entre duas equipes de dois estados que estão investindo bastante no basquete e colhendo bons frutos. Acredito que estamos bem preparados para dar início a nossa caminhada rumo às primeiras posições na competição?, afirmou o técnico Alberto Bial, do Joinville.

Voltar ao topo