Com virada heroica, Bahia derrota São Paulo por 4 a 3

Em jogo eletrizante no Estádio Pituaçu, o Bahia conquistou uma virada heroica sobre o São Paulo neste sábado. Após estar perdendo por 3 a 1, o time da casa marcou três gols na metade final do segundo tempo e derrotou a equipe paulista por 4 a 3, na abertura da 33ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Mesmo contando com as boas atuações de Lucas e Dagoberto, o São Paulo não conseguiu encerrar o jejum de dez jogos sem vitória – sendo nove partidas no Brasileirão e um na Copa Sul-Americana. Com mais este tropeço, o time paulista segue sem vencer sob o comando do técnico Emerson Leão.

O revés custou ao São Paulo mais uma posição na tabela. Com 50 pontos, o time caiu da sétima para a oitava colocação por conta da vitória do Figueirense sobre o Botafogo, por 1 a 0, no Engenhão. A equipe catarinense chegou aos 53 pontos e alcançou a provisória quinta colocação, dentro da zona de classificação para a Copa Libertadores.

Já o Bahia se afastou um pouco mais da temida zona de rebaixamento. O time do técnico Joel Santana atingiu os 39 pontos e abriu sete de vantagem sobre o Ceará, primeira equipe dentro da zona da degola.

O JOGO – Empurrado pela torcida, que encheu o Pituaçu, o Bahia começou no ataque, na tentativa de impor pressão sobre a defesa são-paulina. Mais na base da vontade, o time da casa chegava com frequência, mas não levava perigo ao gol de Denis. Na melhor chance da primeira etapa, Souza fez grande jogada pela direita e cruzou na cabeça de Fahel, que mandou rente à trave esquerda do goleiro do São Paulo

Após se segurar na defesa, o time paulista não demorou para assumir as rédeas da partida. O domínio se confirmou com um lindo gol de Wellington, aos 21. O volante deu belo chapéu em Diones e bateu de primeira, para as redes, marcando seu primeiro gol pelo time profissional do São Paulo.

Melhor em campo, o São Paulo não reduziu o ritmo depois do gol e continuou a dar trabalho ao goleiro Marcelo Lomba. Lucas, em dia inspirado, fez bela jogada pela esquerda, ao passar por dois marcador, e deu passe açucarado para Luís Fabiano, que bateu em cima do goleiro e desperdiçou ótima oportunidade, aos 32. Dois minutos depois, foi a vez de Dagoberto perder boa chance de gol. Ele finalizou de fora da área e exigiu grande defesa de Marcelo Lomba.

Enquanto a zaga sofria, o setor ofensivo do Bahia pouco produzia. A situação só mudou no início do segundo tempo. Logo aos 50 segundos, Souza avançou pela esquerda, driblou o marcador e bateu rasteiro no canto esquerdo de Denis: 1 a 1.

O Bahia, porém, teve pouco tempo para comemorar. Dois minutos depois, Lucas encheu o pé de fora da área e acertou o ângulo direito, deixando o São Paulo novamente na frente no placar. O meia não fazia gols há dez jogos. Em ritmo acelerado, o time paulista chegou ao terceiro gol sem maiores dificuldades. Aos 14, Cícero bateu rasteiro e ampliou. A bola ainda acertou a trave antes de morrer nas redes.

Mas o ímpeto são-paulino foi neutralizado a partir dos 20 minutos. O Bahia cresceu no jogo e equilibrou as ações. Aos 21, Júnior acertou a trave e assustou a defesa visitante. Lulinha, porém, não perdoou e diminuiu a vantagem do São Paulo no placar, aos 23. Ele completou cruzamento de Nikão, que acabara de entrar.

A reação dos donos da casa deixou a partida eletrizante. Com forte pressão, o Bahia chegou ao empate aos 28, em cabeçada de Fahel. A virada, heroica, veio nove minutos depois. Em nova investida pela esquerda, Nikão cruzou da direita e viu Luiz Eduardo completar contra as próprias redes: 4 a 3.

Há dez jogos sem vencer, o São Paulo tentará encerrar o jejum negativo no próximo sábado, diante do ameaçado Avaí, no Morumbi. O Bahia vai visitar o Atlético-GO, domingo, no Serra Dourada.

Ficha Técnica:

Bahia 4 x 3 São Paulo

Bahia – Marcelo Lomba; Marcos, Paulo Miranda, Titi e Dodô; Fahel, Fabinho, Diones (Nikão) e Magno (Lulinha); Gabriel (Júnior) e Souza. Técnico: Joel Santana.

São Paulo – Denis; Luiz Eduardo, Rhodolfo e João Filipe (Rodrigo Caio, depois Denilson); Piris, Wellington, Carlinhos Paraíba, Lucas e Cícero; Dagoberto (Marlos) e Luís Fabiano. Técnico: Emerson Leão.

Gols – Wellington, aos 21 minutos do primeiro tempo. Souza, aos 50 segundos, Lucas, aos 2, Cícero, aos 14, Lulinha, aos 23, Fahel, aos 28, e Luiz Eduardo (contra), aos 37 minutos do segundo tempo.

Cartões amarelos – Titi, Dodô, Diones, Fabinho (Bahia); Luiz Eduardo, Piris, Luís Fabiano (São Paulo).

Árbitro – Evandro Rogério Roman (PR).

Renda – Não disponível.

Público – 31.230 pagantes.

Local – Estádio Pituaçu, em Salvador (BA).

Voltar ao topo