Com punho fraturado, Bia Figueiredo passará por cirurgia

A brasileira Bia Figueiredo, da equipe Dreyer&Reinbold, será submetida a uma cirurgia no punho direito, nesta terça-feira, em Indianápolis, nos Estados Unidos, depois de ter se machucado durante a etapa de São Petersburgo da Fórmula Indy, realizada no último domingo, na Flórida, e que abriu a temporada 2011 da categoria.

Uma nota divulgada pela assessoria da piloto informou que ela fraturou o escafóide, osso do punho, ao colidir seu carro com o de Graham Rahal, da Chip Ganassi, logo na quarta volta da prova. Apesar disso, ela seguiu na corrida até o final, terminando a disputa na 14.ª posição.

“Minha mão começou a doer na hora do incidente, mas eu só estava focada em terminar a corrida. Estou em um ano de aprendizado e este era o meu objetivo. Eu realmente queria muito ir até o fim. E fiquei muito feliz em acabar em 14.º lugar, mesmo com meu carro com a suspensão dianteira entortada por causa da batida e com muita dor. Só depois descobri que era uma fratura”, disse Bia Figueiredo, que largou na 19.ª posição em São Petersburgo.

Apesar da cirurgia, Bia Figueiredo espera voltar a correr já na próxima etapa da Indy, marcada para o dia 10 de abril, no circuito misto Barber Motorsports Park, em Birmingham, no Alabama. “É mais um desafio. Estou completamente focada em me recuperar para correr em Barber”, disse a piloto.

A nota oficial da assessoria de Bia Figueiredo esclareceu que, se ela não passasse por cirurgia, o seu período de recuperação iria se estender por até 90 dias. Mas, com a implantação de um pino no osso do punho, esse período deve se resumir a duas ou três semanas, fato que teoricamente a deixaria fora da próxima etapa da competição.

A brasileira estreou na Indy na etapa de São Paulo da categoria, realizada no ano passado, no Circuito do Anhembi. Em seguida, ela realizou apenas outras três provas em 2010, todas em circuitos ovais, incluindo as 500 Milhas de Indianápolis.