COI confirma golfe e rúgbi nos Jogos Olímpicos de 2016

O golfe e o rúgbi voltarão a ser esportes olímpicos nos Jogos do Rio, em 2016. Nesta sexta-feira, em Copenhague, o congresso do Comitê Olímpico Internacional (COI) decidiu pela reinclusão das duas modalidades no programa do evento.

Para entrar na Olimpíada, cada esporte precisou ser submetido a uma votação dos membros do COI, em que era necessária a aprovação da maioria. O golfe passou com 63 a 27, e duas abstenções; o rúgbi teve 81 a 8, com uma abstenção.

Os dois esportes já fizeram parte de olimpíadas do início da Era Moderna dos Jogos. O golfe foi disputado em 1900 e 1904, e o rúgbi teve quatro presenças, entre 1900 e 1924. Curiosamente, as duas modalidades foram vetadas há quatro anos para a Olimpíada de Londres, em 2012.

Golfe e rúgbi chegaram à votação desta sexta-feira depois de uma decisão em agosto, que elegeu as duas modalidades como postulantes à vaga nos Jogos. Entre os esportes vetados e que nem sequer foram postos em questão ficaram beisebol e softbol (excluídos recentemente), caratê e squash.

O presidente reeleito do COI, Jacques Rogge, deu boas-vindas aos dois novos esportes olímpicos e esclareceu que eles têm vaga garantida nos Jogos apenas até 2020. Em 2017, a participação de golfe e rúgbi será novamente colocada em votação, para os eventos de 2024 em diante.