Uma reunião na tarde desta sexta-feira (30) abriu caminhos de diálogo no futebol paranaense. Oito clubes se reuniram, entre eles Atlético, CoritibaParaná Clube e Londrina, para discutir formas de valorizar o Campeonato Estadual e, principalmente, encerrar o impasse que envolve o Furacão. O acerto com o Grupo Globo ainda não foi fechado, mas segundo os cartolas, está perto de se concretizar.

+ Contra o Flamengo: Atlético deve jogar última rodada do Brasileirão com reservas

Desde o conselho arbitral do Paranaense havia a tentativa, liderada pelo Coritiba, de marcar um encontro com os outros clubes e tentar “convencer” o presidente do Conselho Deliberativo do Atlético, Mário Celso Petraglia, de acertar com a detentora dos direitos de transmissão – e permitir que todo o campeonato fosse televisionado.

+ Fim de temporada: Paraná Clube terá dois desfalques contra o Internacional

Este foi o primeiro ponto da reunião, e Petraglia defendeu novamente a liberação da transmissão via internet. Mesmo assim, o dirigente se disse disposto a fechar contrato com a TV. “O futebol do Paraná tem que estar unido. Começou hoje um momento novo, a união dos clubes. Nos pediram e eu entendo que é necessária a participação do Atlético Paranaense na venda dos direitos para televisão, na criação de uma grande união para buscarmos outras alternativas e receitas para nossos clubes”, disse o homem-forte do Atlético.

+ Rendimento ruim: Defesa do Coritiba ficou devendo em 2018

Para o presidente do Coritiba, Samir Namur, a posição rubro-negra significa um grande avanço. “Do ponto de vista prático, isso foi muito importante e claro, também do ponto de vista simbólico, um gesto que representa união dos clubes, de luta por interesses comuns que certamente vai trazer outros frutos em um futuro próximo”, comentou, em posição que foi repetida pelos outros dirigentes presentes.

+ Imperdível: Clássico dos Italianos decide a Suburbana

O possível acerto depende de novas negociações, até porque haveria ajustes no valor de cotas distribuídas – a proposta é de cotas iguais, desde que haja também acordo sobre transmissões pela internet -, mas o que ficou da reunião desta sexta é que ressurge uma posição comum dos clubes.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do Trio de Ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!