Cinco duplas brasileiras estão fora do Rally Dakar

O rali mais difícil e desafiador do mundo pregou uma de suas peças. Enquanto os franceses Stéphane Peterhansel/Jean-Paul Cotret (BMW X3) venceram a terceira etapa e assumiram a liderança da 32.ª edição do Ralli Dakar, outras 27 duplas foram desclassificadas após o percurso de 441 km entre as cidades argentinas de La Rioja e Fiambalá.

Os competidores desclassificados perderam três pontos de passagem obrigatória consecutivos, o que fere o regulamento da competição e prevê a exclusão. Muitos dos participantes desclassificados perderam os chamados waypoints (WP) por conta de avarias mecânicas no primeiro trecho de desafiadoras dunas no Dakar. É o caso dos brasileiros Reinaldo Varela/Erley Ayala (Mitsubishi/Pirelli/Blindarte), que tiveram problemas com a embreagem de seu Mitsubishi Pajero Full.

Em 25 anos de rali, Reinaldo Varela tem os títulos de Campeão Mundial de Rally Cross Country, pentacampeão Brasileiro, tetracampeão do Rally Internacional dos Sertões, pentacampeão Brasileiro e Campeão Sul-americano de Rali de Velocidade. Em 2009 foi o piloto que venceu mais provas de cross-country no Brasil.

Entre os 27 carros excluídos, cinco são formados por competidores brasileiros. Além de Varela/Ayala, as duplas Julio Bonache/Lourival Roldan (Mitsubishi), Klever Kolberg/Giovanni Godoi (Mitsubishi), Sven Fischer/João Stal (Mitsubishi) e Sérgio Williams/Rodrigo Konig (Troller) também estão fora.

Motos

O espanhol Marc Coma venceu a disputa entre as motos na quarta etapa do Rali Dacar, entre Fiambalá, na Argentina, e Copiapó, no Chile. Coma terminou os 163 quilômetros cronometrados da etapa em 1h46min58s.

O francês David Casteu ficou em segundo, com um tempo de 1h49min2s, seguido de seu compatriota Cyril Despres, que terminou em 1h50min12s para manter a liderança no geral. Tiago Fantozzi foi o melhor brasileiro na disputa. Ele terminou em 19.º lugar, a 14min37s de Coma.

Carros

O piloto americano Robbie Gordon levou a disputa na categoria carros da quarta etapa do Rali Dacar, entre a cidade de Fiambalá, na Argentina, e Copiapó, no Chile. Ao volante de um Hummer, Gordon e o navegador Andy Grider fecharam os 163 quilômetros percursos de especial – 589 no total – com um tempo de 1h40min21s.

O segundo lugar, a apenas um segundo, ficou para os franceses Stéphane Peterhansel e Jean-Paul Cottret, que lideram a classificação no geral. A dupla brasileira formada por Maurício Neves e Clécio Maestrelli terminou em nono, a 11min22 dos vencedores.

Voltar ao topo