Inspeção

Charles Botta deve conferir a evolução da Arena nesta quinta

Quando entrar na Arena, nesta quinta-feira (6), o consultor de estádios da Fifa, Charles Botta, constatará a evolução que as obras do estádio atleticano tiveram nos últimos vinte dias, quando visitou o canteiro de obras e emitiu um relatório destinado ao secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, demonstrando sua preocupação quanto ao prazo de conclusão do estádio. O pedido principal de Botta, na ocasião, foi para que aumentasse o efetivo de trabalhadores nas obras de remodelação e ampliação da Baixada e, no seu retorno ao palco do Mundial em Curitiba, o consultor da Fifa verá mais operários mobilizados para que o estádio seja entregue a tempo.

Charles Botta fará o acompanhamento das obras de remodelação e ampliação da Arena até o dia 18. Nesta data, a comitiva da Fifa, liderada por Jérôme Valcke, e acompanhada por membros do Comitê Organizador Local (COL) e do Ministério do Esporte, voltará a Curitiba para definir se a capital paranaense seguirá ou não como uma das subsedes da Copa do Mundo de 2014.

No dia 21 de janeiro, quando a mesma comitiva esteve em Curitiba e deu o ultimato aos organizadores do Mundial da capital paranaense, foi exigido que as obras do estádio apresentassem um avanço substancial capaz de garantir que ficasse pronta a tempo para receber as quatro partidas agendadas da Copa. Além de exigir mais trabalhadores no canteiro de obras, o gramado, a cobertura e a colocação de parte das cadeiras foram outros solicitações feitas pela comitiva.

Agora, quase três semanas depois, Botta vai encontrar o gramado totalmente colocado, mais de 70% da cobertura concluída e quase 15 mil cadeiras já instaladas. Além disso, o comitê gestor criado naquela oportunidade para gerenciar a reforma do estádio atleticano deverá apresentar ainda hoje o primeiro relatório do andamento das obras do Joaquim Américo.

Depois de muitas reuniões, de análises de documentos e contratos firmados entre a CAP S/A – sociedade de propósito específico criada para gerir as obras – e as empreiteiras, o comitê gestor deverá apresentar um novo plano de trabalho, apontando as prioridades que deverão ser seguidas a partir de agora no canteiro de obras. Além da instalação das cadeiras, da conclusão do gramado e da cobertura, a Fifa exige uma eficiência maior na instalação do sistema de iluminação, na conclusão dos acessos aos vestiários, e também na instalação do sistema de Tecnologia da Informação, que será usado durante o Mundial.