Cazuo e jovem de 15 anos completam equipe olímpica no tênis de mesa

Cazuo Matsumoto e Bruna Takahashi vão completar a equipe brasileira que disputará os Jogos Olímpicos do Rio no tênis de mesa, com Thiago Monteiro sendo apontado como reserva no masculino.

Entre os homens, Hugo Calderano garantiu participação no Rio-2016 ao vencer os Jogos Pan-Americanos, no ano passado. Depois, o técnico Jean-René Mounie optou por levar somente Gustavo Tsuboi para o Pré-Olímpico, abdicando de oferecer a outros dois brasileiros a oportunidade de brigar por mais uma vaga na Olimpíada. Tsuboi sofreu, mas se garantiu no Rio.

Com Calderano e Tsuboi classificados para a chave de simples, faltava definir quem seria o terceiro membro da delegação, para competir apenas por equipes. A disputa era entre Thiago Monteiro e Cazuo Matsumoto, sendo o segundo o escolhido.

Pesaram na decisão as recentes vitórias dele sobre o japonês Yuya Oshima (32.º do ranking mundial) e o eslovaco Wang Yang (46º). “Com certeza, os últimos desempenhos foram fundamentais. Parabéns ao Cazuo pela capacidade de pegar essa oportunidade. Estou certo de que ele fará tudo para representar o Brasil da melhor forma possível”, disse o técnico francês.

Será a primeira participação olímpica de Cazuo, de 30 anos. Em Londres-2012, ele acabou preterido por Thiago Monteiro, após Tsuboi e Hugo Hoyama se classificarem individualmente. Após três Jogos, Thiago fica como reserva para o Rio-2016.

“É uma pena para o Thiago, ele esteve perto de conseguir também. Parabéns a ele pelo esforço de lutar até o fim para se classificar. Ele vai ajudar o grupo a se preparar e estará pronto se precisarmos substituir alguém durante a competição”, comentou o técnico, que levará Thiago para os treinos antes da Olimpíada. Há quatro anos, Cazuo cumpriu esse papel.

INFANTIL – No feminino, o Brasil terá uma mesa-tenista de apenas 15 anos: Bruna Takahashi, que ano passado sagrou-se campeã mundial infantil. Ela venceu a concorrência com a veterana Lígia Silva, de 35 anos, que buscava ir à Olimpíada pela quarta vez – esteve em Sydney, Atenas e Londres. Caroline Kumahara e Gui Lin se classificaram pelo Pré-Olímpico.

“A convocação é baseada na sua posição do ranking mundial, em que (Bruna) é a terceira brasileira melhor colocada, e também na sua juventude. Acredito muito no seu potencial, já pelos resultados até aqui conquistados, e a experiência de disputar uma Olimpíada será importante para o seu futuro”, avaliou o técnico do time feminino, Hugo Hoyama.

Aos 16 anos e poucos dias (ela faz aniversário em 19 de julho), Bruna será a mais jovem brasileira a disputar os Jogos Olímpicos no tênis de mesa. Mas tanto Caroline Kumahara, em Londres, quanto Mariany Nonaka, em Atenas, tenham jogado a Olimpíada aos 16 anos.

Voltar ao topo