Campeão da GP2 pede vaga na F-1 e questiona Senna

O italiano Giorgio Pantano, campeão da GP2 neste ano, não está entre os pilotos disputados pelas equipes da Fórmula 1. À margem do mercado para 2009, o piloto de 29 anos disse que está decepcionado, e questionou a qualidade de jovens como Bruno Senna e Sebastien Buemi, que devem estrear na categoria.

“Desafio alguém a ter um currículo como o meu. Ganhei dois mundiais, três europeus e três italianos de kart, fui campeão na F-3 Alemã, na GP2 e sempre andei entre os primeiros na F-3000. Mas não tenho um lugar na Fórmula 1, não é um piada?”, disse o piloto à revista Autosprint.

“Sinto uma total indiferença com relação a mim. Vejo falarem muito sobre Senna e Buemi. Mas, sinceramente, o que eles já fizeram?”, questionou Pantano, que não descarta abandonar a carreira. “Nessas horas começo a pensar que ser piloto não é algo vantajoso, e que poderia fazer outra coisa na vida. Quem não tem contatos não é observado. Eu me sinto abandonado pela Fórmula 1.”

Pantano já teve uma passagem pela categoria em 2004, quando disputou 14 provas com a Jordan e não marcou pontos. Ele defende que merece outra oportunidade, mesmo que seja apenas para um teste.

“Só queria que alguém me desse um carro para eu testar. Aí, depois me diriam se eu tenho potencial para ser campeão ou não. Isso já me deixaria mais tranqüilo. É só o que quero, um teste de verdade que possa me colocar em condições de ser avaliado corretamente”, disse.

Se não chegar à Fórmula 1 em 2009 – como tudo indica – Pantano quebrará a tradição de a GP2 colocar seus campeões na categoria máxima do automobilismo. Nico Rosberg, campeão de 2005, Lewis Hamilton, que levou o título de 2006 e Timo Glock, vencedor em 2007, estão confirmados para a próxima temporada.