Calor vira obsessão e alemães treinarão às 13h

A temperatura máxima em Santa Cruz de Cabrália não tem passado dos 28 graus, coisa que qualquer brasileiro tira de letra. Para os alemães, no entanto, isso já é motivo para enorme dor e cabeça – também por causa da umidade típica de uma cidade litorânea, é verdade. A comissão técnica da seleção está tão preocupada com os efeitos do clima baiano sobre seus jogadores que decidiu tomar uma providência: a partir desta quarta-feira, o time treinará às 13h, horário da estreia na Copa do Mundo, na segunda-feira, contra Portugal, em Salvador.

Os jogadores alemães estão sendo obsessivamente orientados a cuidar muito bem de sua alimentação e de sua hidratação para tentar diminuir o estrago causado pelo clima. A maior preocupação é com os jogadores que atuam na Alemanha, pois eles não estão acostumados a jogar às 13h – para quem joga na Espanha, como por exemplo o volante Khedira, isso não é uma novidade.

“As temperaturas vão cumprir um papel decisivo na Copa do Mundo”, afirmou o auxiliar técnico de Joachim Löw, Hans-Dieter Flick. “Especialmente na região em que estamos.”

Flick refere-se a algo que incomoda bastante a seleção alemã: os três jogos da equipe na primeira fase serão disputado na quente gegião Nordeste (em Salvador, contra Portugal, Fortaleza, contra Gana, e Recife, contra os Estados Unidos). Além disso, as partidas contra portugueses e norte-americanos serão às 13h.

Os responsáveis pela equipe alemã acreditam que o clima brasileiro (especialmente o nordestino) vai influir no futebol que será visto na Copa do Mundo. Hans-Dieter Lick diz que a Copa das Confederações, torneio disputado há um ano, foi uma boa amostra do que virá por aí.

“Nós vimos os times correndo muito nos primeiros 15 minutos, apostando em um jogo de transição rápida da defesa para o ataque para sair logo à frente no placar”, explicou ele. “Sabemos que alguns dos nossos jogadores chegarão a um ponto de exaustão total, mas vamos tentar fazer com que o time termine o segundo tempo da melhor maneira possível.”