Brasileiros largam atrás em Toronto; Franchitti é pole

O treino para o grid de largada do GP de Toronto da Fórmula Indy foi ruim para os brasileiros. Nenhum deles se classificou para a fase final – que teve seis equipes diferentes na briga. Raphael Matos (Luczo Dragon) é o melhor colocado para a corrida deste domingo, com a nona posição. Ao seu lado largará Hélio Castroneves (Penske), na décima colocação.

Mário Moraes (KV) – reclamando de dores nas costelas – é o 13.º (1min02s3428) e Tony Kanaan apenas o 20.º. Tudo deu errado para o baiano – que corre com uma pintura azul em seu Andretti Green – já que bateu no final da primeira etapa em sua tomada de tempo e não conseguiu passar de 1min02s3090. Sua frustração e da equipe era evidente, pois os companheiros também foram muito mal: Marco Andretti é 17.º, Danica Patrick, 18º, e Hideki Mutoh, o 22.º.

Castroneves era o mais incomodado ao ficar fora da última sessão. Lamentou muito ao sair do carro. “Por quê, por quê?”, se perguntava, junto aos mecânicos. “Tinha muito tráfego, a pista tem bumping (falhas que fazem os carros saltar) e agora é pensar na corrida. Tem seis carros diferentes na frente e acredito que teremos chances”, afirma, sorrindo para os torcedores, sem esconder o incômodo.

Nem o líder do campeonato, Scott Dixon (Chip Ganassi) escapou da eliminação. Largará em oitavo. Por outro lado, Dario Franchitti (Chip Ganassi) é o pole position (1min01s0249), com Will Power (a 0s2602) – que retorna à Penske após conseguir patrocinadores – é o segundo colocado e Graham Rahal (0s3052, da Newmann-Hass-Lanigan), o terceiro.

Voltar ao topo