Brasileiros dizem que ficaram devendo em prova da Indy

Os pilotos brasileiros não esconderam a decepção com o resultado da etapa de São Paulo da Fórmula Indy. Os cinco inscritos para a prova no circuito de rua do Anhembi não ficaram nem próximos de lutar pelas primeiras colocações e o melhor resultado entre eles foi o de Vitor Meira, que ficou apenas em 17.º lugar na corrida vencida pelo australiano Will Power.

“Não foi o fim de semana que ninguém no Brasil merecia, nem o que queríamos. Vamos para Indianápolis e tomara que a falta de sorte se torne sorte na prova do ano que vem”, afirmou Meira, que em 2010 também foi o melhor brasileiro da etapa de São Paulo da Fórmula Indy. Naquela oportunidade, porém, terminou a prova na terceira colocação.

No domingo, quando foram disputadas 14 voltas da prova paulista, as chances dos pilotos brasileiros de conseguirem um bom resultado praticamente se esvaíram, já que Hélio Castroneves e Tony Kanaan, considerados os dois principais pilotos do País na Indy, sofreram acidente logo na largada.

Eles até voltaram para a prova, mas com nove voltas de desvantagem para o líder Will Power. “Acordei [na segunda-feira] nove voltas atrás, sabia que não havia o que fazer. Apenas aprendi”, afirmou Tony Kanaan, que concluiu a prova na 22.ª colocação.

Já Hélio Castroneves, que terminou uma posição à frente, revelou que os organizadores da prova até tentaram “cancelar” as voltas disputadas no domingo e realizar uma nova corrida na segunda-feira. “Sei que houve um esforço enorme da organização para começar do zero, mas a regra dizia que não era possível mudar”.

Bia Figueiredo e Raphael Matos abandonaram nesta segunda-feira e terminaram na classificação da prova em 24.º e 25.º lugar, respectivamente. “Foi frustrante, apesar de todo aprendizado”, disse Matos. “É decepcionante, vamos respirar e pensar nas 500 Milhas de Indianápolis”, comentou Bia.