Brasil passa sufoco, mas vence Suíça

Basiléia – A seleção brasileira encerrou, ontem, a sua nada brilhante temporada de 2006 com algumas certezas e várias dúvidas para o próximo ano, quando terá, entre outros compromissos, a Copa América e os primeiros jogos das Eliminatórias para o Mundial de 2010. A vitória por 2 a 1 sobre a Suíça, na Basiléia, confirmou que o meia Elano é importante para o esquema do técnico Dunga, assim como o sempre lúcido Kaká.

O treinador deve ter percebido também que Ronaldinho Gaúcho, em forma, merece ser titular e que precisará de alternativas para as laterais.

Para Dunga, que assumiu o comando da seleção após o fracasso na Copa do Mundo da Alemanha, o saldo é positivo. Ele permanece invicto. Em seis jogos, foram cinco vitórias e um empate. Mas o trabalho de garimpar novos jogadores deve continuar, não só para a seleção principal como, também, para a equipe olímpica que tentará vaga nos Jogos de Pequim/2008.

O meio-campo da seleção pecou, principalmente no primeiro tempo, pela ansiedade. Dudu Cearense e o estreante Fernando foram bem na marcação – Dudu fez algumas faltas mais violentas -, mas erraram passes fáceis na ânsia de tocar rapidamente a bola. Kaká e Elano estiveram bem na criação, embora o segundo tenha exagerado nas faltas. Robinho teve participação discreta no ataque e Rafael Sóbis não apareceu.

Mas o Brasil abriu com facilidade 2 a 0 sobre a Suíça, que havia saído da Copa sem sofrer gols. Primeiro, com Luisão escorando de cabeça escanteio cobrado por Elano. Depois, com Kaká aproveitando trapalhada do goleiro Zuberbühler, que chutou a bola em cima de um zagueiro, deixando o rebote para o brasileiro.

Na etapa final, Dunga fez várias alterações e o ritmo caiu. Ronaldinho Gaúcho entrou aos 16 minutos e fez boas jogadas. A partida estava sob controle até Maicon marcar contra, tirando a bola das mãos de Helton, após cruzamento da direita. Animados, os suíços pressionaram pelo empate.

Dunga elogia

?Gostei, como empenho, marcação, embora sempre podemos melhorar, com um pouco mais de atitude de nossos jogadores?, disse o sempre exigente técnico Dunga, depois da vitória do Brasil.

Mas ele não deixou de reclamar: ?No segundo tempo caímos um pouco, talvez porque fizemos várias substituições?, lembrou Dunga.

Voltar ao topo