Brasil-sil!

Brasil mostra força ofensiva e goleia Japão na Polônia

A seleção brasileira voltou a mostrar grande poder de fogo e venceu por 4 a 0 o Japão, nesta terça-feira, em amistoso realizado no Estádio Miejski, em Wroclaw, na Polônia, o penúltimo da equipe de Mano Menezes em 2012.

Somando aos seis gols marcados na última sexta-feira contra a seleção iraquiana, o Brasil balançou as redes 10 vezes nesses dois amistosos. Antes disso, em nove partidas, a seleção contabilizava 25 gols.

Hoje, quem brilhou ofensivamente foi Neymar, que marcou duas vezes, de pênalti no primeiro tempo e logo no começo da segunda etapa. Paulinho abriu o placar e Kaká completou a goleada sobre a seleção japonesa.

A principal novidade de Mano Menezes para a partida surgiu no improviso, já que ao perder três laterais por contusão – Daniel Alves, Alex Sandro e Marcelo -, o técnico precisou lançar no lado direito o canhoto Adriano e na esquerda o zagueiro Leandro Castán.

O domínio brasileiro ficou evidente desde o início da partida e ficava bem claro que os japoneses não repetiriam a zebra da última sexta-feira, quando venceram a seleção francesa, fora de casa, em amistoso, por 1 a 0.

Nos contra-ataques, o time verde e amarelo se destacava, e foi assim que o placar foi aberto. Aos 12 minutos, Paulinho recebeu a bola livre na intermediária e arriscou de fora da área, acertando belo chute, sem dar chance para o goleiro Kawashima.

Sem dificuldades, o Brasil seguiu criando. Aos 24, Kaká se enroscou dentro da área com um adversário, e o árbitro polonês Martin Borski, marcou bola na mão do japonês. Neymar foi para a bola e bateu forte no canto direito, para ampliar.

Sem deixar o campo de ataque, os brasileiros só foram ameaçados aos 31 da etapa inicial, com Hasebe, que acertou forte chute de fora da área, para defesa tranquila de Diego Alves.

Depois do intervalo, a seleção voltou com o mesmo ímpeto e logo aos 2 minutos voltou a balançar as redes. Em bela trama ofensiva, Neymar recebeu dentro da área, dominou, se livrou da marcação e bateu cruzado. A bola desviou na defesa japonesa e entrou.

Mano aproveitou a tranquilidade da partida para manter a equipe que começou jogando em campo, visando obter maior entrosamento. O comandante só se mostrou satisfeito com o quarto gol, que saiu aos 30 minutos do segundo tempo. Em contra-ataque fulminante, Kaká recebeu na entrada da área, cortou o zagueiro e bateu forte para deixar o seu.

Depois disso, foi a hora de lançar o “ataque reserva” da seleção, com Giuliano, Lucas e Leandro Damião, nos lugares de Hulk, Kaká e Neymar. O trio, contudo, pouco fez, já que o ritmo da partida caiu depois do 4 a 0.

Ainda houve tempo para a entrada de Sandro e Thiago Neves nos lugares de Ramires e Oscar. A última chance de gol brasileira aconteceu aos 48 minutos do segundo tempo, com Lucas, que arrancou pela esquerda, invadiu a área e acabou finalizando para fora.

Ficha técnica:

Brasil: Diego Alves; Adriano, David Luiz, Thiago Silva e Leandro Castán; Ramires (Sandro), Paulinho, Oscar (Thiago Neves) e Kaká (Lucas); Neymar (Leandro Damião) e Hulk (Giuliano). Técnico: Mano Menezes.

Japão: Kawashima; Sakai, Konno, Yoshida (Miyaishi) e Nagatomo; Nakamura ( Inui), Endo, Hasebe e Kiyotake (Kurihara); Kagawa e Honda. Técnico: Alberto Zaccheroni.

Árbitro: Martin Borski (Polônia), auxiliado pelos compatriotas Rafal Rostkowski e Krzysztof Myrmus.

Cartões amarelos: David Luiz e Ramires (Brasil).
Gols: Paulinho, Neymar (2) e Kaká (Brasil).
Estádio: Miejski, em Wroclaw (Polônia).