Copa das Confederações

Brasil goleia a Itália por 3 a 0 e agora pega a África do Sul

Neste domingo, dia 21 de junho, data em que a conquista do tricampeonato na Copa de 1970, sobre a Itália, completa 39 anos, a seleção brasileira venceu a Itália por 3 a 0 e se classificou em primeiro no Grupo B da Copa das Confederações. O Brasil enfrenta na semifinal a África do Sul. O outro classificado do grupo foi os EUA, que venceu o Egito por 3 a 0 e enfrenta a Espanha na quarta-feira.

O primeiro jogo entre as duas seleções aconteceu na Copa do Mundo da França, em 1938, com vitória da Itália por 2 a 1. Na primeira partida da seleção brasileira em 2009, no dia 10 de fevereiro, o time de Dunga derrotou a Itália por 2 a 0 em amistoso no Emirates Stadium, em Londres, com gols de Elano e Robinho. Este foi o jogo que desempatou o confronto que é a maior rivalidade do futebol mundial.

Antes dessa vitória, o retrospecto era rigorosamente igual: em 12 jogos, cinco vitórias e 19 gols marcados para cada time e dois empates. Agora, com seis vitórias e 21 gols, o Brasil tenta impor sua superioridade em mais um jogo, desta vez em uma competição oficial, a Copa das Confederações da África do Sul.

O Brasil foi campeão do mundo superando a Itália em duas decisões de Copas do Mundo: 4 a 1, em 1970, e na cobrança de pênaltis, por 3 a 2, depois de empate em 0 a 0 no tempo normal, em 1994.

Siga os Gols em Tempo Real

As duas equipes estão em campo neste instante e narraremos neste espaço os gols desta partida.

Aos 37 minutos do primeiro tempo, Maicon recebeu pela direita, puxou para o meio e de perna esquerda bateu fraco: a bola sobrou com Luis Fabiano, que dominou e bateu no canto direito, baixo, de Buffon que nada pode fazer: 1 a 0.

Aos 43 minutos do primeiro tempo, Robinho puxou contra-ataque e tocou em Kaká, que devolveu para o meio: a bola passou por Robinho e Luis Fabiano apareceu na área para tocar para as redes e fazer 2 a 0.

Aos 45, em um contra-ataque mortal, Kaká lançou Robinho, que como uma flecha disparou pelo lado esquerdo, carregou e rolou para Ramires, que entrava livre pelo meio. Antes que a bola chegasse nele, Dossena se esticou todo e colocou contra o próprio patrimônio: 3 a 0.

A Itália, que precisava de pelo menos um gol para se classificar, pressionou o Brasil no segundo tempo, mas não conseguiu marcar.