Brasil fatura primeiro ouro no Grand Slam de judô

Depois das decepções com João Derly e Tiago Camilo, o Brasil finalmente faturou a sua primeira medalha de ouro no Grand Slam de judô. O veterano Daniel Hernandes foi o responsável pela conquista neste domingo na etapa do Rio de Janeiro, no Maracanãzinho.

Na categoria acima de 100kg, Hernandes superou dois campeões mundiais, o russo Alexander Mikhaylin, líder do ranking mundial, e o japonês Yasuyuki Muneta, e venceu Hiroki Tachiyama, um dos principais lutadores do Japão. Na final, o brasileiro derrotou Tachiyama após as punições dos juízes.

O País também conquistou mais três medalhas de prata no Grand Slam. Hugo Pessanha, na categoria até 90 kg, Luciano Correa, até 100 kg, Nacif Elias, de 20 anos, até 81kg.

Foi a segunda prata de Correa, que também ficou com o segundo lugar no Grand Slam de Moscou, em maio. Neste domingo, o brasileiro, campeão mundial em 2007, foi derrotado na final pelo holandês Elco Van Der Geest por ippon.

Já Hugo Pessanha perdeu na luta decisiva para o russo Kirill Denisov, algoz do brasileiro Tiago Camilo na semifinal. Camilo ficou com o bronze e perdeu a chance de fazer uma final brasileira contra Pessanha. Com estes resultados, a equipe brasileira somou a sua terceira medalha de prata, já que Leandro Guilheiro havia perdido na final para o belga Dirk van Tilche no sábado.

O País também conquistou um bronze neste domingo com Eduardo Santos, na categoria até 90kg. Santos venceu o compatriota Felipe Oliveira nas quartas de final, mas acabou derrotado pelo também brasileiro Hugo Pessanha.

João Gabriel Schlittler foi eliminado na estreia, pelo russo Tamerlan Tmenov. Walter Santos, acima de 100kg, e Rafael Silva, até 90 kg, terminaram a competição em quinto lugar. No feminino, Priscila Marques, Rochelle Nunes e Samantha Soares terminaram na quinta colocação na categoria acima de 78kg.

Voltar ao topo