Ballack sonhava com uma final

Seul (AE) – Ballack, autor do gol que deu a classificação da Alemanha para a final da Copa do Mundo, na vitória sobre a Coréia do Sul por 1 a 0, não vai participar da decisão. Ele levou o segundo cartão amarelo na partida de ontem, por isso terá de cumprir suspensão automática.

“É uma situação estúpida para mim. Meu grande sonho era jogar uma final de Copa do Mundo. Mas sou realista para entender que minha participação foi importante, que a seleção até agora fez um bom papel para uma equipe jovem e renovada”, afirmou o herói do time alemão.

O treinador Rudi Voeller considera uma perda irreparável, principalmente agora que ele havia transformado Ballack em elemento surpresa para superar o adversário. “Ele é um dos melhores do time”, analisou Voeller. “Será um desfalque importante, mas ele fez um serviço necessário, útil, ao cometer a falta (que resultou no cartão amarelo) e ajudar a equipe”, lembrou o técnico.

Foi a segunda partida consecutiva que Ballack decidiu para a Alemanha. Ele havia marcado o gol na vitória sobre Estados Unidos, por 1 a 0, pelas quartas-de-final, em outro jogo difícil para o time europeu. Os americanos estavam dominando o jogo até que Ballack fez ao completar, de cabeça, um cruzamento.

Diante da Coréia, a Alemanha havia armado um esquema bem fechado no meio-de-campo e na defesa para diminuir os espaços, e insistia nas jogadas pelo alto. O time de Voeller não estava levando vantagem sobre o time da casa.

O treinador havia até substituído o artilheiro Klose por Bierhoff, um jogador de 1,91 de altura para tentar vencer a zaga adversária na base da força, de um lance pelo alto. Mas aos 30 minutos, o oportunismo de Ballack foi fundamental para decidir a partida. A defesa da Coréia do Sul falhou em uma saída de bola. Neuville, na direita, fez o cruzamento para a área. A bola sobrou para Ballack, que estava bem colocado na área. Ele chutou de perna direita, o goleiro Lee Woon Jae fez a defesa parcial, rebatendo a bola, que voltou para Ballack completar de perna esquerda e marcar o gol da classificação.

Com uma mancha escura abaixo do olho direito, conseqüência de uma cotovelada havia levado durante a partida, Ballack lamentou o cartão que levou no jogo. Mas entendeu que foi uma circunstância normal de uma decisão. Ele entrou pendurado com um cartão, mas não teve como evitar a segunda advertência no Mundial. O jogo estava muito bem disputado. A Coréia, com boa movimentação tentava passar pela marcação da Alemanha. Diante da situação, Ballack teve de parar algumas jogadas. Em uma delas levou o cartão amarelo. O jogador admite que vai sofrer muito na decisão ao acompanhar a partida do lado de fora.

“Acredito na equipe. Vamos ser campeões. Acharam que o time não iria longe”, ressaltou Ballack.

Voltar ao topo